Carta aos Efésios > Leitura #210

Robustecidos por dentro

Robustecidos por dentro, seremos capazes de corresponder à nossa fé vencendo o homem velho pelo fortalecimento do homem interior, gerado em Jesus Cristo!

Robustecidos por dentro

Créditos: Khaosai Wongnatthakan / Getty Images

“Que ele faça Cristo habitar em vossos corações pela fé.”

Porque assim estareis capacitados para entender com todos os santos as coisas de Deus e do céu. Claro, dentro da nossa limitação humana, pois é tão grandioso o mistério de Deus e de seu amor que nos é simplesmente impossível compreender. Sim, Deus é por natureza incompreensível e incompreendido. Ele é grande demais, santo demais, puro demais, incomensurável, incomparável e tudo mais que possamos encontrar na literatura que possa dizer a mesma coisa: não o podemos entender, medir Deus.

Então como é que São Paulo diz que estaremos capacitados para entender com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade… e também o amor de Cristo? Simples! Paulo diz que vamos compreender e não medir. Não conheceremos a amplitude, mas estaremos emersos nela. A largura dessa graça nos envolverá. Experimentaremos o amor de Cristo que – como Paulo diz – ultrapassa nosso conhecimento. Deus não cabe em nossa cabeça! Somos criados por Deus e não o contrário! Sim, seremos repletos do amor de Deus, Cristo habitará em nossos corações. O Infinito no finito… Nós O experimentaremos de acordo com a nossa medida… Copo, jarra, balde, piscina, lagoa, rio, mar… não importa a capacidade de nosso coração, Deus sempre será maior, infinitamente maior, incompreensivelmente apaixonado por quem não merece, mas apesar disso é amado e salvo.

Leia o trecho em Ef 3, 14-21

Na Bíblia cnbb página 1439

Título: Conhecer o amor de Cristo

Promessas

Ef 3, 16-19

“Que, por sua graça, segundo a riqueza de sua glória, sejais robustecidos por meio do seu Espírito quanto ao homem interior. Que ele faça habitar Cristo em vossos corações pela fé, e que sejais enraizados e bem firmados no amor. Assim estareis capacitados a entender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade… Conhecereis também o amor de Cristo, que ultrapassa todo conhecimento, e sereis repletos da plenitude de Deus.”

Princípios eternos

Ef 3, 20-21

“Àquele que tem o poder de realizar por sua força, agindo em nós, infinitamente mais que tudo que possamos pedir ou pensar, a ele a glória na Igreja e no Cristo Jesus por todas as gerações, na duração dos séculos. Amém.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

A oração de entrega e confiança agrada o coração de Deus, que responde com sua plenitude de graça tornando aquele que se abandona, participante dos seus mistérios de amor, de sua vida.

Como posso pôr isso em prática?

Preciso ter a coragem de orar assim: Começo hoje mesmo!