Carta aos Efésios > Leitura #208

Um só povo unido em Jesus Cristo

Um só povo unido em Jesus Cristo, resgatados pela fé, alimentados pela graça e perseverantes no amor. O nome desse povo? Cristãos.

Um só povo unido em Jesus Cristo

Crédito:Rawpixel Ltd/ Getty Images

“Portanto, já não sois mais estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e moradores da casa de Deus.”

O bem que recebemos por sermos de Cristo supera infinitamente aquele que acreditávamos ter ou pretendíamos ter nos adequando aos moldes humanos, aqui representados pela circuncisão. Em resumo: por meus méritos, eu alcanço a justiça diante dos homens e diante de Deus. Mas o resultado desta fé jamais salvou alguém.

Jesus, porém, com seu sangue, nos salvou e por graça e misericórdia de seu coração aceitou-nos na condição miserável e repugnante em que nos encontrávamos por causa dos nossos pecados, para nos dar uma vida nova, longe das obrigações da lei, a fim de que, pela graça de Cristo, sejamos justificados e não por nossos méritos.

Assim, ele reuniu em si mesmo todos os que creem, sejam de origem judaica ou pagã. Em Cristo, somos todos membros de uma mesmo corpo onde somos construídos numa mesma edificação que não para de crescer e se formar cada vez mais em Jesus.

Leia o trecho em Ef 2,11-22

Na Bíblia CNBB, página 1438

Título: Unidos em Cristo

Princípios Eternos

Ef 2, 11-22

“Portanto, vós que outrora trazíeis na carne a marca de pagãos e éreis chamados de incircuncisos pelos que praticam a circuncisão, lembrai-vos de que, então, estáveis sem Cristo, não participáveis da cidadania de Israel nem das alianças da Promessa, não tínheis neste mundo, esperança nem Deus verdadeiro. Mas agora, no Cristo Jesus, vós que outrora estáveis longe ficastes perto, graças ao sangue de Cristo.

De fato, Ele é a nossa paz: de dois povos fez um só povo em sua carne derrubando o muro da inimizade que nos separava do a lei com seus mandamentos e exigências. Ele quis, assim, de dois povos formar em si mesmo um só homem novo, mediante a cruz, na qual matou a inimizade. Veio anunciar a paz: paz para vós que estáveis longe, paz para os que estavam perto. É por ele que todos nós, judeus e pagãos, temos acesso ao Pai, num só Espírito.

Portanto, já não sois mais estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e moradores da casa de Deus. Edificados sobre o alicerce dos apóstolos e dos profetas, tendo como pedra angular o próprio Cristo Jesus. Nele, a construção toda bem travada, vai crescendo e formando um templo santo no Senhor. Nele, vós também sois juntamente edificados para serdes morada de Deus, no Espírito.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Assumir esta graça de fazer parte do corpo de Cristo é manifestar com a vida este testemunho.

Como posso pôr isso em prática?

Minha fé deve ser pública e publicada.