Carta aos Gálatas > Leitura #193

Quem justifica é Deus

Quem justifica é Deus, e por isso a fé em Jesus Cristo salva todo aquele que adere ao seu Evangelho com todo o coração, não pelas obras, mas por amor.

Crédito: Djedzura / Getty Images

Ora, se a Justiça vem pela lei, então Cristo morreu por nada.”

Paulo agora mostra claramente a inutilidade da lei judaica para aquele que é cristão, pois assumir a lei judaica implica em uma série de preceitos que, praticados, geram um mérito, uma justificação diante de Deus. Assim, o homem se torna justo diante de Deus por suas obras, por aquilo que ele faz. Paulo afirma: Não! É pela fé que somos justificados assim como Abraão o foi, explica Paulo quando escreve aos romanos. Então, a prática da lei não pode salvar, mas a fé salva. Aliás, Cristo nos deu um novo mandamento como vimos nos escritos de São João.

A fé, contudo, nos move a praticar as boas obras, a observar os mandamentos de Deus. Agora, porém, não mais como obrigação e critério para justificação, mas como prova de que amamos a Deus. Paulo garante isso quando afirma: É Cristo que vive em mim!

Leia o trecho em Gl 2,17-21

Na Bíblia CNBB página 1431

Título: A Lei Judaica doravante desnecessária

Princípios eternos

Gl 2, 17-21

“Se porém, buscando a nossa justificação em Cristo, ainda nos descobríssemos pecadores, não estaria Cristo a serviço do pecado? Isso é impossível! Se eu reconstruo o que destruí, estão, sim, é que me torno transgressor. Aliás, foi em virtude da lei que eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Com Cristo eu fui pregado na cruz. Eu vivo, mas não eu: É Cristo que vive em mim. Minha vida atual na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus que me amou e se entregou por mim. Eu não invalido a graça de Deus. Ora, se a justiça vem pela lei, então Cristo morreu por nada.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

É a fé em Jesus Cristo que justifica o homem, é crendo e confessando com a vida que Jesus Cristo é o Senhor que temos n’Ele e por Ele a salvação, assim como todas as graças que d’Ele emanam.

Como posso pôr isso em prática?

Observar o que é de Deus e praticar. Buscar as coisas que são do alto e abandonar as deste mundo.