O amor seja sincero na vida de todos os cristãos que são chamados a este testemunho que vai além dos sentimentos e palavras, é concreto, é vida.
“O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. Que o amor fraterno vos una uns aos outros, com terna afeição, rivalizando-vos em atenções recíprocas.“
É uma ordem: o amor seja sincero. Quem ama também tem rivais: aqueles que amam mais do que ele! Sim, o amor pode ser maior nas outras pessoas. E como se mede isso? Observando os sinais da presença do amor, em se tratando de amor cristão!
Algumas palavras, neste trecho, nos dão pistas da presença do amor:
Solidariedade, atenção às necessidades dos outros, hospitalidade, bênção aos que nos perseguem e não maldição, alegria com os que se alegram, choro com os que choram, bom entendimento com os outros, não ser pretensioso, mas humilde; não pagar mal com o mal, fazer a paz com todos, não se vingar, dar de comer e beber ao inimigo se ele necessitar, ser vencedor do mal por meio do bem.
Essas palavras e frases foram tiradas do nosso trecho de hoje. O amor é concreto, vai além das palavras e das intenções e se mantém em certa constância, e não em ocasiões especiais apenas. É discreto, humilde e poderoso! O amor jamais acabará (1Cor 13).
Leia o trecho em Rm 12,9-21
Na Bíblia CNBB, página 1394-1395
Título: Amor sem fingimento
Ordens
Rm 12, 9-21
“O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. Que o amor fraterno vos una uns aos outros, com terna afeição, rivalizando-vos em atenções recíprocas. Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito servindo sempre ao Senhor, alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração. Mostrai-vos solidários com os santos em suas necessidades, prossegui firmes na prática da hospitalidade. Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. Mantende um bom entendimento uns com os outros; não sejais pretensiosos, mas acomodai-vos às coisas humildes. Não vos considereis sábios aos próprios olhos.
A ninguém pagueis o mal com o mal, empenhai-vos em fazer o bem diante de todos. Na medida do possível e, enquanto depender de vós, vivei em paz com todos. Caríssimos, não vos vingueis de ninguém, mas cedei o passo à ira de Deus, porquanto está escrito: A mim pertence a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo estiver com fome, dá-lhe de comer; se estiver com sede, dá-lhe de beber. Agindo assim, estarás amontoando brasas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal pelo bem.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
“Que o amor fraterno vos una uns aos outros, com terna afeição, rivalizando-vos em atenções recíprocas.”
Como posso pôr isso em prática?
Criatividade do Espírito. Fazer pequenos gestos de amor para com meus irmãos, a começar dos da minha casa.