Carta aos Romanos > Leitura #538

O salário do pecado é a morte

O salário do pecado é a morte e, apesar disso, muita gente faz dele o seu projeto de vida. A estratégia do pecado é vender prazer em lugar de felicidade.

#537 O salário do pecado é a morte

Créditos: wagnerm25 by Getty Images

“Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna no Cristo Jesus.”

O salário do pecado é a morte, o dom de Deus é a vida eterna! Não parece ser tão difícil de escolher: morte ou vida eterna?

Mas muita gente tem escolhido a morte. Alguns, por não conhecerem Jesus Cristo e Seu amor salvador e incondicional por nós; outros, por uma decisão deliberada de viver o prazer, aqui e agora, custe o que custar, entregando-se às paixões e, enganados por elas, compram prazer pensando que levam a felicidade.

Paulo nos exorta e alerta para a escravidão que o pecado causa, “viciando” e tornando “dependente” aquele que peca. E o pior,  o salário ou a paga pelo pecado é a morte. Morte em todos os sentidos humanos; e a morte também da alma, pois uma vez que passarmos a vida decidindo-nos por não estar com Deus, passaremos a eternidade sem ele.

Por isso, o foco é o corpo, pois é ele quem promove a justiça ou o pecado. Se oferecermos nossos corpos para a justiça, ele frutificará em justiça, mas, se o oferecermos para o pecado, ele vai gerar a morte. No entanto, quem peca é a alma.

Ora, para termos a vida, não pagamos nada. Apenas cremos em Jesus como Nosso Senhor e Salvador e seguimos seus caminhos. Muitos dizem que esta é uma propaganda enganosa, já que continuamos a morrer; e Jesus nos oferece cruz e renúncia de nós mesmos para alcançarmos a salvação.

Na verdade, Ele nos mostra as armas que precisamos usar para afugentar o pecado, uma vez que cremos n’Ele, já que nossa fé precisa ser coerente. Não há como educar nosso corpo para não pecar e praticar a justiça sem renúncia. E não é pelo que fazemos ou renunciamos que temos a salvação, mas pelo dom de Deus em seu Filho, Jesus Cristo.

É gratuito!  Nosso esforço é para nos mantermos nesta graça, já que permanecemos neste mundo onde reina o pecado.

Leia o trecho em Rm 6, 12-23.

Na Bíblia CNBB; página 1388.

Título: Libertos do pecado para servir à justiça.

Promessas

Rm 6, 14

De fato o pecado não vos dominará, visto que não estais sob a Lei, mas sob a graça.”

Ordens

Rm 6, 12-13.19

Que o pecado não reine mais em vosso corpo mortal, levando-vos a obedecer as suas paixões. Não ofereçais mais vossos membros ao pecado como armas de injustiça. Pelo contrário, oferecei-vos a Deus como pessoas que passaram da morte à vida, e ponde vossos membros a serviço de Deus como armas de justiça.”

Devido as vossas limitações naturais, falo de maneira bem humana: assim como outrora oferecestes vossos membros como escravos à impureza e à iniquidade, para viverdes iniquamente, agora oferecei-vos como escravos à justiça, para a vossa santificação.”

Princípios Eternos

Rm 6, 16.18.20-23

Acaso não sabeis que oferecendo-vos a alguém como escravos, sois realmente escravos daquele a quem obedeceis, seja escravos do pecado para a morte, seja escravos da obediência para a justiça?”

Libertados do pecado, vos torneis servos da justiça.”

Quando éreis escravos do pecado, estáveis livres em relação a justiça. Que fruto colheis, então, de ações das quais hoje vos envergonhais? Pois o fim daquelas ações é a morte. Agora, porém, libertados do pecado e como servos de Deus, produzis frutos para a vossa santificação, tendo como meta a vida eterna. Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna no Cristo Jesus.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna no Cristo Jesus.”

Como posso pôr isso em prática?

Procurar a confissão.