João Batista é a voz de quem grita no deserto, pois ele é aquele que mostrou ao mundo o Salvador e preparou os corações para recebê-lo.
“Eu sou a voz de quem grita no deserto: endireitai o caminho para o Senhor!
Sim, João é essa voz de quem grita no deserto, de quem cumpriu a sua missão de anteceder o Salvador, preparando-Lhe um povo disposto, aberto à salvação. No texto de hoje, não encontramos promessas ou ordens nem sequer princípios eternos. Mas encontramos João, que sabe muito bem quem ele é e qual é a sua missão. Isso o faz destemido, decidido, realizado. Ele sabe quem não é: “Eu não sou o Cristo”.
Ele também sabe quem é: “Eu sou a voz de quem grita no deserto: Endireitai o caminho para o Senhor!”.
Ele sabe qual é a sua missão: “Eu batizo com água. Mas entre vós está alguém que vós não conheceis: aquele que vem depois de mim, e do qual eu não sou digno de desatar as correias da sandália”.
Espelhados em João e em seu testemunho, podemos aprender uma lição para toda nossa vida. Aquele que se conhece e conhece sua missão, esse também sabe para onde deve ir e o que deve fazer; sabe o que deve evitar e quando falar; esse reconhece seu lugar e que faz parte de um plano maior; ele sabe que sua missão não salva o mundo, mas a sua parte ninguém o fará.
Leia o trecho em Jo 1,19-28
Na Bíblia CNBB, página
Título: O testemunho de João
Princípios eternos
Jo 1,20.23.26
“Ele confessou e não negou: eu não sou o Cristo.”
“Ele declarou: eu sou a vós de quem clama no deserto: Endireitai o caminho para o Senhor, conforme disse o profeta Isaías.”
Mensagem de Deus para mim hoje?
Saber quem você não é. Saber quem você é. Saber qual é a sua missão.
Como colocar isso em prática?
Preciso de oração pessoal e silêncio para ouvir Deus. Preciso dos irmãos e outras pessoas do meu convívio para me reconhecer como sou para os outros. Esta direção de Deus pode durar dias… é motivo de retiro.