Jesus, o Cordeiro de Deus, é finalmente anunciado, reconhecido, apontado. Ele tira o pecado do mundo. E João é o profeta que o revela.
“Eis o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.”
A revelação de João Batista é determinante no início da vida pública de Jesus. Ele, literalmente, prepara o caminho para o Senhor. Sua reputação de profeta e homem justo lhe deu credibilidade diante dos que O seguiam e já caminhavam com o propósito de conversão, mas Jesus, o cordeiro de Deus, estava chegando.
João tinha uma direção dada por Deus que lhe confirmaria o discernimento para que ele não apontasse erradamente o Messias. Ele confiou nessa orientação e acertou ao reconhecer Jesus. Seu testemunho, portanto, é digno de confiança e aceito por Seus discípulos.
“Eu vi e por isso dou testemunho: ele é o Filho de Deus.”
Esse testemunho também se estende a mim e a todos os cristãos, porque, uma vez batizados, somos também anunciadores da Boa Nova. A nossa vida deve ser a primeira carta a testemunhar a ação de Deus salvífica ao mundo. Testemunharemos o que conhecemos, a quem conhecemos. Testemunharemos a favor de uma pessoa diante do mundo inteiro: Jesus!
Apontaremos e proclamaremos sem medo suas maravilhas, suas leis, seu amor…
Dele não nos envergonharemos.
Leia o trecho em Jo 1,29-34
Na Bíblia CNBB, página 1311-1312
Título: O Cordeiro de Deus
Princípio Eterno
Jo 1,29-30
“No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a seu encontro e disse: ‘Eis o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo’. É dele que eu falei: depois de mim, vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia.”
Jo 1, 32-34
“João ainda testemunhou: ‘eu vi o Espirito descer do céu, como pomba, e permanecer nele. Pois eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água, disse-me: Aquele sobre quem vires o Espirito descer e permanecer, é ele quem batiza com o Espírito Santo. Eu vi e por isso dou testemunho: Ele é o Filho de Deus”.
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Jesus é aquele que tira o pecado do mundo e só ele. Ele veio ao mundo por causa dos pecadores, para salvá-los, para livrá-los do mal. Eu sou um desses pecadores resgatados por Jesus. Que amor é esse para se importar comigo? Que amor é esse para me encontrar pessoalmente no meio de tantas pessoas e como se não bastasse meu resgate, ele me chamou para si, em uma vocação de amor e de vida doada. Jesus me ama e eu o amo também.
Como posso colocar isso em prática?
Sendo-lhe fiel! Sendo fiel ao meu chamado e dando cada vez mais de mim em minha vocação.