Os primeiros discípulos de Jesus não sabiam o que iam viver ao lado de Seu Mestre, mas a vida deles mudaria para sempre a partir daquele dia.
“Vinde e vede!”
Começou! Agora, os discípulos começaram a seguir Jesus, o Messias, o Cordeiro de Deus, segundo o testemunho de João. Se eles soubessem tudo o que iam viver junto com Jesus, será que O seguiriam? Mas isso não importa agora, a fé os leva a ir além e descobrir, com a vida, quem é o Mestre que acabam de conhecer. Quem eram eles? João e André.
No entanto, alguém também é encontrado por Jesus, um homem que será decisivo na vida da Igreja para sempre: Simão, chamado por Jesus de Céfas!
Jesus altera o nome de Simão para Pedro, para dar-lhe uma missão específica mais na frente. Agora, ele não está preparado, mas os anos caminhando no discipulado de Jesus serão o seu treinamento para assumir a grande missão de ser o primeiro Papa.
Como a esses primeiros discípulos, um grande desafio se apresenta diante daqueles que em seu ambiente familiar, ou de trabalho e amizade, são os primeiros a abraçar a fé. Estes são desacreditados, questionados, perseguidos por optarem por seguir a Jesus Cristo. Talvez esse seja o seu caso, e talvez Jesus lhe chame por outro nome, a fim de dar-lhe uma missão. Já pensou nisso?
Leia o trecho em Jo 1,35-42
Na Bíblia CNBB, página 1312
Título: Os primeiros discípulos
Ordem
Jo 1,42
“Então, conduziu-o até Jesus, que lhe disse, olhando para ele: Tu és Simão, filho de João. Tu te chamarás Céfas!”
Princípio eterno
Jo 1,35-36
“No dia seguinte, João estava lá, de novo, com dois de seus discípulos. Vendo Jesus caminhando, disse: Eis o cordeiro de Deus!”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
A frase de João definindo Jesus foi o bastante para que ele e Tiago deixassem o antigo mestre para seguir Jesus, o Messias. Foi só o primeiro dia do resto de suas vidas, que foi mudada para sempre. Minha vida também mudou a partir do conhecimento de Jesus, mas as pessoas sabem disso? Como você tem testemunhado o senhorio de Jesus na sua vida, Jarles?
Como posso por isso em prática?
“A fé sem obras é morta”, diz São Tiago, por isso que o que vivo deve, de alguma forma, ser expresso em atitude de testemunho concreto. Seja na evangelização, seja nas minhas reações, seja no momento que estou sendo tentado… Eu sou cristão e não posso negar a minha fé.