Evangelho de São João > Leitura #21

Os Primeiros discípulos de Jesus

Os Primeiros discípulos de Jesus não sabiam o que iam viver ao lado de seu mestre… Mas suas vidas mudariam para sempre a partir daquele dia.

creditos-D-Keine by Getty Images

Vinde e vede!”

Começou! Agora os discípulos começaram a seguir Jesus, o Messias, o cordeiro de Deus, segundo o testemunho de João. Se eles soubessem tudo o que iam viver junto com Jesus, será que o seguiriam? Mas isso não importa agora, a fé os leva a ir além e descobrir com a vida quem é o mestre que acabam de conhecer… Quem eram eles? João e André.

No entanto, alguém também é encontrado por Jesus, um homem que será decisivo na vida da Igreja para sempre: Simão, chamado por Jesus de Cefas!

Jesus altera o nome de Simão para Pedro para dar-lhe uma missão específica mais na frente. Agora ele não está preparado, mas os anos caminhando no discipulado de Jesus serão o seu treinamento para assumir a grande missão de ser o primeiro Papa.

Como a esses primeiros discípulos, um grande desafio se apresenta diante daqueles que em seu ambiente familiar, ou de trabalho e amizade são os primeiros a abraçar a fé. Estes são, desacreditados, questionados, perseguidos por optarem por seguir a Jesus Cristo. Talvez esse seja o seu caso, e talvez Jesus te chame por outro nome, a fim de dar-lhe uma missão. Já pensou nisso?

Leia o trecho em Jo 1, 35-42

Na Bíblia cnbb página 1312

Título: Os primeiros discípulos

Ordem

Jo 1, 42

Então, conduziu-o até Jesus, que lhe disse, olhando para ele: Tu és Simão, filho de João. Tu te chamarás Cefas!”

Princípio eterno

Jo 1, 35-36

No dia seguinte, João estava lá, de novo, com dois de seus discípulos. Vendo Jesus caminhando, disse: Eis o cordeiro de Deus!”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

A frase de João definindo Jesus foi o bastante para que João e Tiago deixassem o antigo mestre para seguir Jesus, o Messias. Foi só o primeiro dia do resto de suas vidas, que foi mudada para sempre. Minha vida também mudou a partir do conhecimento de Jesus, mas, as pessoas sabem disso? Como você tem testemunhado o senhorio de Jesus na sua vida, Jarles?

Como posso por isso em prática?

A fé sem obras é morta”, diz são Tiago é por isso que o que vivo deve de alguma forma ser expresso em atitude de testemunho concreto. Seja na evangelização, seja nas minhas reações, seja no momento que estou sendo tentado… Eu sou cristão e não posso negar a minha fé.