Evangelho de São João > Leitura #42

Palavras de vida eterna

A quem iriamos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna… Diante da crise de fé, a esperança em Jesus está na confiança em suas promessas.

CREDITOS — PeteWill by Getty Images

A quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.”

Que palavra dura, quem pode escutá-la? Ouvir Jesus dizer que ia dar sua carne para comer e seu sangue para beber foi demais para muitos dos seus discípulos. Até os doze foram interpelados por Jesus… Mas ele estava preparado para tudo isso, pois sabia muito bem que só iriam a ele os que fossem atraídos pelo Pai. Nem todos creem. Ainda hoje muitos não creem, mas Jesus permanece o mesmo.

Possivelmente muitos católicos comungam com dúvidas no coração a respeito da Eucaristia. Enxergam pão e vinho, mas é corpo e sangue. Comem pão, mas é carne; bebem vinho, mas é sangue. Depois de consagradas, as ofertas do altar são transubstanciadas. Muda a essência e permanece a aparência.

Invenção da Igreja? Não, de Jesus. Ele fez assim e quis assim naquela ceia pascal que antecedeu a sua paixão, e ordenou que a igreja continuasse celebrando até que ele voltasse. Então, seja bem vindo à Santa Missa.

Talvez, quem ainda duvida precisa de mais catequese e mais oração, e mais adoração, para compreender e aprender de Deus o sentido profundo de sua entrega na eucaristia por todos nós: O amor de Deus.

Mas para aqueles primeiros discípulos não era tão simples como para nós hoje, com toda a história da Igreja como suporte. Para eles era momento de decidir, de acreditar ou deixar tudo para trás. Eles escolheram crer.

Simão Pedro respondeu: A quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

Leia o trecho em Jo 6, 59-71

Na Bíblia cnbb página 1319-1320

Título: Palavras de vida eterna

Princípios eternos

Jo 6, 63

O Espírito é que dá a vida. A carne para nada serve. As palavras que vos falei são Espírito e são vida”.

Jo 6, 65

E acrescentou: é por isso que eu vos disse: ’Ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai’.”.

Jo 6, 68-69

Simão Pedro respondeu: A quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Eu sou privilegiado por crer na Eucaristia, por ter a fé católica, por ter recebido este presente do Pai. Valorizar isso com a minha vida e meu testemunho é a minha missão.

Como posso por isso em prática?

Anunciando Jesus! Falar de Jesus para as pessoas como neste blog diário espiritual, anunciar no grupo de oração, no ministério de música, no tu a tu… Não pode ficar só para mim esta graça. Os batizados precisam ser evangelizados! Sou um homem consagrado para a evangelização. Sou Canção Nova.