Evangelho de São João > Leitura #41

Quem come deste pão viverá eternamente

Jesus em fim fala abertamente sobre o grande dom que ele deixará para os cristãos: A Eucaristia! Quem como deste pão viverá eternamente.

creditos– wideonet by Getty Images

Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim, e eu nele.”

Jesus chega ao ponto crucial e diz textualmente para não deixar qualquer dúvida: minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Como alguém pode dar a sua carne para comer? Assim os judeus discutiam entre si, e até hoje muita gente não crê nestas palavras de Jesus. Será que Deus não poderia realizar tal obra? Ou não somos capazes de aceitar Deus como ele é?

A beleza da fé católica está em ser capaz de crer em toda revelação, por mais dura que seja, e de interpretar corretamente as escrituras à luz do Espírito, mantendo-se fiel a sagrada tradição apostólica. Esta carne e este sangue que Jesus nos dá, é a Eucaristia da qual a Igreja vive e se alimenta.

Se queremos permanecer em Jesus, precisamos da Eucaristia. Precisamos comungar do seu corpo e sangue, alma e divindade. Veremos o quanto acreditar nessa verdade é fundamental no seguimento de Cristo, no próximo trecho que vamos estudar.

Leia o trecho em Jo 6, 51-58

Na Bíblia cnbb página 1319

Título: O dom da vida de Jesus.

Promessas

Jo 6, 51

Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem como deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo”.

Jo 6, 54

Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

Jo 6, 57

Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim”.

Jo 6, 58b

Quem se alimenta com este pão viverá para sempre”.

Princípios eternos

Jo 6, 53

Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós”.

Jo 6, 55-56

Pois a minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta coma minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele.”

Jo 6, 58a

Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram – e no entanto morreram”.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Jesus é a Eucaristia e a Eucaristia é fonte de vida eterna. Quem comer deste pão que é o corpo de Jesus, viverá eternamente.

Como posso pôr isso em prática?

Vivendo por ela! A cada santa missa, na adoração ao Santíssimo Sacramento.