Para Jesus, o mais importante e essencial é esta pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou?”, pois a partir dessa resposta, alicerce da fé, Ele poderá construir Seu reino.
“E vós, quem dizeis que eu sou?”
Dizer o que todo mundo diz é fácil, pois ninguém assume sozinho o que fala, mas une-se à voz de outros, dos que ‘dizem’ (anônimos) por aí. Mas quando Jesus pergunta ao pequeno grupo que O segue de perto, a reposta é mais que comprometedora, ela pode significar a permanência no seguimento de Jesus. E vós, quem dizeis que eu sou? Pedro se adianta e responde antes dos outros o que se esperava de quem seguia Jesus de perto: “O Cristo de Deus!”
Comprometedora foi a resposta que confirmou a todos no caminho com Jesus mais que antes, porque, agora, já não eram tão inexperientes. Eram os escolhidos para estarem ao lado do Messias, do Salvador.
Mas logo Jesus diz o que vai acontecer com o Messias. Sofrimento, traição, morte e ressurreição. Diante dessas revelações, seremos capazes de continuar pensando o mesmo a respeito de Jesus?
E vós, quem dizeis que eu sou?
Leia o trecho em Lc 9,18-22
Na Bíblia CNBB, página 1283
Título: Profissão de fé de Pedro
Promessa
Lc 9,22
“E explicou: É necessário o Filho do homem sofrer muito pelos anciãos, somos sacerdotes e escribas, e ser morto, e no terceiro dia, ressuscitar.”
Princípio Eterno
Lc 9,20
“Mas Jesus perguntou: E vós, quem dizeis que eu sou? Pedro respondeu: O cristo de Deus”.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Tua profissão de fé deve seguir a de Pedro.
Como posso pôr isso em prática?
Permanecer com os ensinamentos da Igreja para a minha permanência no corpo de Cristo.