Jesus é Deus e homem de verdade, historicamente real. Verdadeiramente, o Filho de Deus entrou na história humana para mudá-la para sempre.
“Tu és meu filho amado, em ti está o meu agrado.”
A narração de São Lucas para o batismo de Jesus é bem curta, só mesmo para não passar em branco, vê-se claramente que o que interessa mesmo é provar sua origem divina e sua descendência humana. Como assim?
No credo Niceno constantinopolitano, rezamos: ‘Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro’, ‘desceu do céu e se encarnou no seio da virgem Maria e se fez homem.’ E ainda a Igreja nos ensina a oração: ‘Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem’.
Ora, esse mesmo Jesus amado tinha uma descendência humana por José, descendente de Davi, casado com Maria, para se cumprir a escritura a seu respeito. Mas Lucas não se contenta e pesquisa mais, vai além, até Abraão, até Adão, até Deus, para revelar a verdade que a Igreja crê desde sempre, que Jesus Cristo é 100% Deus e 100% homem.
Chama ainda a atenção, na genealogia de Jesus, a quantidade de nomes repetidos, normal na cultura Judaica, onde os nomes das crianças eram escolhidos também para homenagear seus antepassados: José, Matat, Melqui, Judá, Matatias, Cainã.
É a partir de seu batismo que Jesus começa a sua vida pública e para quem está atento, já sabem quem ele é, o Filho de Deus.
Leia o trecho em Lc 3, 21-38
Na Bíblia CNBB, página 1273-1274
Título: Batismo, investidura e genealogia de Jesus
Princípios Eternos
Lc 3,22b
“Tu és meu filho amado, em ti está o meu agrado.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Jesus é o filho de Deus! Verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Como posso pôr isso em prática?
Professando a minha fé e aderindo a ele de coração.