Evangelho de São Lucas > Leitura #387

A lei de Deus não passará

A lei de Deus não passará. Por mais que os homens façam novas leis e queiram revogar a lei do Criador, eles não têm poder para realizar seus objetivos.

#387A lei de Deus não passará

Créditos: NiseriN by GettyImages.

“Na verdade, é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um só tracinho da lei.”

Não é possível anular o mandamento de Deus. E, nesse trecho do Evangelho de São Lucas, as três realidades acima: o céu, a terra e a lei estão entrelaçadas no inviolável, no perene, no esforço dos que usam de violência para alcançar a meta.

A lei anunciada pelos profetas não mudou e não mudará. Ela é estável, perene, segura! No entanto, Jesus anuncia algo que vem com a boa-nova: o Reino de Deus, cuja lei prepara os filhos dos homens para nele ingressar.

Um caminho de salvação. Por isso, a fim de viver os mandamentos, esses usam de violência, não contra os outros, mas contra seus próprios limites e pecados. O bem do Reino de Deus é tão maior e tão mais valioso, que a sua procura exige um empenho violento para manter-se na graça de Deus. Exemplo disso é a fidelidade matrimonial: uma vez casados, sempre casados! Isso é exigente; e para muitos é impossível! Mas para os que creem, não somente é possível, mas também é um caminho para a salvação.

Leia o trecho em Lc 16, 16-18.

Na Bíblia CNBB; página 1295.
Título: A Lei e o Reino. O repúdio da mulher.

Princípios Eternos

Lc 16, 16-18

“Até João, a Lei e os profetas! A partir de então, o Reino de Deus está sendo anunciado, e todos procuram violentamente entrar nele. Na verdade, é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um só tracinho da Lei.

Todo aquele que despede a sua mulher e se casa com outra comete adultério. E quem se casa com a que foi despedida também comete adultério.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Fidelidade! É o que preciso viver na minha caminhada rumo ao Reino de Deus!

Como posso pôr isso em prática?

Fazer todo esforço possível (violência), para vencer maus limites e me configurar a Jesus, meu Salvador. Seus pensamentos, suas palavras, seus sentimentos… Ser como Ele, deixar que Ele viva em mim.