Evangelho de São Lucas > Leitura #299

O profeta do Altíssimo

O profeta do Altíssimo, João Batista, tem uma profecia atual e que nos interpela ainda hoje. Ele nos aponta, sem exitar, o nosso Salvador, Jesus Cristo.

#299O profeta do Altíssimo

Créditos: by Getty Images / FG Trade

“E tu, menino será chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação , com o perdão dos pecados.”

Finalmente, chegou o dia do nascimento de João. A alegria tomou conta de toda região montanhosa, sobretudo depois que a língua de Zacarias voltou a lhe dar as palavras. No dia da circuncisão, quando queriam dar o nome de Zacarias ao menino, Isabel, corajosamente, intervém e diz que ele se chamará João. Somente quando Zacarias pega uma tabuinha e escreve “João é o seu nome” é que a profecia se completa para o nascimento de João. Era o pai que recebera do anjo a profecia que deveria dar-lhe o nome predito pelo Céu.

Agora sim, o louvor brota dos lábios de Zacarias, assim como brotou dos lábios de Maria, ao chegar em sua casa há três meses.

“Bendito seja Deus!” é o louvor que sai da boca de Zacarias, e continua: “Porque a seu povo visitou e libertou”.

Leia o trecho em Lucas 1, 57-80.

Na Bíblia CNBB; página 1270-1271.

Título: Nascimento de João Batista.

Promessas

Lc 1, 76-77

“E tu, menino será chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação , com o perdão dos pecados.”

Princípios eternos

Lc 1, 68-75.78-79

“Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo. Ele fez surgir para nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo, assim como tinha prometido desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas: de salvar-nos dos nossos inimigos e da mãos de quantos nos odeiam. Ele foi misericordioso com nossos pais: recordou-se de sua santa aliança, e do juramento que fez ao nosso pai Abraão, de nos conceder que, sem medo e livres dos inimigos, nos o sirvamos, com santidade e justiça em sua presença, todos os fiasse nossa vida.”

“Graças ao coração misericordioso do nosso Deus, que envia o sol nascente do ato pra nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas na sombra da morte, para dirigir nossos passos no caminho da paz. “

Qual é a mensagem de Deus pra mim hoje?

A esperança mandou um sinal de que a espera pelo Salvador está bem próxima do fim, pois Jesus já se encarnou. O trabalho de João é anunciar isso.

Como posso colocar isso em prática?

Permanecer fiel nas promessas de Deus.