Evangelho de São Lucas > Leitura #299

O profeta do Altíssimo

O profeta do Altíssimo, João Batista, tem uma profecia atual e que nos interpela ainda hoje. Ele nos aponta, sem exitar, o nosso Salvador, Jesus Cristo.

“E tu, menino será chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação , com o perdão dos pecados.”

Finalmente chegou o dia do nascimento de João. A alegria tomou conta de toda região montanhosa sobretudo depois que a língua de Zacarias voltou a lhe dar as palavras. Bem no dia da circuncisão, quando queria dar o nome de Zacarias ao menino, Isabel corajosamente intervém e diz que o nome será João. Mas somente quando Zacarias pega uma tabuinha e escreve ” João é o seu nome” que a profecia se completa para o nascimento de João. Era o Pai, que recebeu do anjo a profecia quem deveria dar – lhe o nome predito pelo Céu.

Agora sim, o louvor brota dos lábios de Zacarias assim como brotou dos lábios de Maria ao chegar em sua casa três meses atrás.

“Bendito seja Deus” é o louvor que sai da boca de Zacarias! “Porque a seu povo visitou e libertou…”

Leia o trecho em Lc 1, 57-80

Na Bíblia cnbb página 1270-1271

Título: Nascimento de João Batista

Promessas

Lc 1, 76-77

“E tu, menino será chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação , com o perdão dos pecados.”

Princípios eternos

Lc 1, 68-75.78-79

“Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo. Ele fez surgir para nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo, assim como tinha prometido desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas: de salvar-nos dos nossos inimigos e da mãos de quantos nos odeiam. Ele foi misericordioso com nossos pais: recordou-se de sua santa aliança, e do juramento que fez ao nosso pai Abraão, de nos conceder que, sem medo e livres dos inimigos, nos o sirvamos, com santidade e justiça em sua presença, todos os fiasse nossa vida.”

“Graças ao coração misericordioso do nosso Deus, que envia o sol nascente do ato pra nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas na sombra da morte, para dirigir nossos passos no caminho da paz. “

Qual a mensagem de Deus pra mim hoje?

A esperança mandou um sinal de que a espera pelo salvador está bem próxima do fim pois Jesus já se encarnou. O trabalho de João é anunciar isso.

Como posso por isso em prática?

Permanecer fiel nas promessas de Deus.