Evangelho de São Lucas > Leitura #362

O fermento dos fariseus

O fermento dos fariseus é a hipocrisia. Ao lado da falta de fé, a hipocrisia é o que mais desperta a ira de Jesus no evangelho. Cuidado, é contagioso!

#362O fermento dos fariseus

Créditos: Larisa Stefanuyk by GettyImages

“Cuidado com o fermento dos Fariseus que é a hipocrisia.”

O fermento é algo que colocamos na massa para que ela cresça ms se for ruim, consequentemente crecerá coisa ruim.  Por isso devemos ter cuidado com a hipocrisia e com a falsidade, é contagioso. Jesus mesmo nos averte para que tenhamos cuidado. Agir diferente do que é a própria verdade, fingir ser que não é para levar vantagem ou permanecer em alguma posição privilegiada eram especialidades dos fariseus da época de Jesus.

Ora, Jesus fala essas coisas no meio de uma multidão que se pisoteia de tão numerosa, mas fala em particular com os discípulos. Para estes, o que antes era dito no segredo, será pregado até nos telhados. A pregação do evangelho, o anúncio da boa nova pela igreja, o fermento bom, que é  Palavra de Deus, cresce no meio da humanidade.

Deus vê tudo! Seja na vida atual ou na hora do encontro da alma com Deus, tudo será revelado. Enquanto caminhamos precisamos nos converter para que seja revelada a nossa conversão de fermento de fariseus para fermento de cristãos, de atos de falsidade e hipocrisia para atos de verdade e caridade. Nosso chamado é para a santidade!

Leia o trecho em Lc 12, 1-3

Na Bíblia CNBB página 1289
Título: O fermento dos Fariseus

Promessas

Lc 12, 3

“Portanto, tudo o que tiveres dito na escuridão será ouvido à luz do dia; e o que tiveres pronunciado ao é do ouvido, nos quatro cantos será proclamado sobre os telhados.”

Ordens

Lc 12, 1b

“Cuidado com o fermento dos Fariseus que é a hipocrisia.”

Princípios eternos

Lc 12, 2

“Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

“Cuidado com o fermento dos Fariseus que é a hipocrisia.”

Como posso pôr isso em prática?

Que a minha intenção seja amiga da minha ação e que ambas sejam submissas a Deus, assim: Procurar a autenticidade da minha fé é a minha meta.