Evangelho de São Lucas > Leitura #361

Homens insensatos

Jesus classifica como homens insensatos os que agem como alguns escribas e fariseus da época por não serem autênticos, mas agirem no fingimento.

#361Homens insensatos

Créditos: Paolo Cordoni by GettyImages

“Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior?”

Esta afirmativa de Jesus é desconcertante. Ele chama de homens insensatos aqueles que deveriam ser exemplo para o povo. Essa palavra é dura para qualquer um que tenha fé em Deus, ainda que não seja um bom cristão. Se pararmos para pensar em quem é Deus, Onipotente – pode tudo –, Onipresente – está em toda parte – e Onisciente – sabe tudo e vê, percebe tudo, examina tudo –, podemos assim perceber melhor o que Jesus nos diz.

“Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior?”

Se agirmos como os Fariseus e os Doutores da Lei, somos realmente homens insensatos!

Mostrar algo por fora não engana a Deus, pois d’Ele nada se esconde, nada! Nossa vida, então, deve sempre considerar esta realidade, Deus me vê! Ele está me vendo agora neste momento, conhece os meus pensamentos (Salmo 138/139), antes mesmo que a palavra me venha a boca.

Então, o que acontece conosco que insistimos em tentar ‘parecer’ o que não somos? Pecado! Ele nos cega e causa a ilusão de que seremos felizes com ele e de que o que fazemos escapa aos olhos e ao conhecimento de Deus!

A atitude dos fariseus e dos doutores da lei é reprovável porque, mesmo recebendo a Palavra de Deus, não se converteram. Nós, infelizmente, somos como eles: Sspulcros caiados! Homens insensatos! Parecemos muitas vezes ser quem não somos, mas, se a nossa atitude diante da exortação de Jesus for diferente, seremos salvos!

Lutemos, então, por nossa conversão, abramo-nos à Palavra de Deus e seremos verdadeiros discípulos de Jesus.

Leia o trecho em Lucas 11, 37-54.

Na Bíblia CNBB; página 1288-1289.
Título: Crítica aos Fariseus e aos Escribas.

Promessas

Lc 11, 41.49-51

“Antes dai em esmola o que está dentro e tudo ficará puro para vós.”

“É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: u lhes enviarei profetas e apóstolos e a alguns eles matarão ou perseguirão; por isso se pedirá conta a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo, esta geração terá que prestar conta disso.”

Ordens

Lc 11, 41

“Antes, dai em esmola o que está dentro e tudo ficará puro para vós.”

Princípios eternos

Lc 11, 40.42-44.46-48.52

“Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior?”

“Ai de vós Fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Isto é que deveríeis praticar sem negligenciar aquilo. Ai de vós, Fariseus porque gostais do primeiro assentos nas sinagogas e de serem cumprimentados nas praças. Ai de vós porque são como túmulos que não se veem, sobre os quais as pessoas andam sem saber.”

“Jesus respondeu: Ai de vós, igualmente doutores da Lei, porque carregais as pessoas com fardos insuportáveis, e vós mesmos, nem com um só dedo, não tocais nestes fardos! Ai de vós porque construís os túmulos dos profetas! No entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso, sois testemunhas e aprovais as ações de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos.”

“Ai de vós Doutores da Lei, porque ficastes com a chave da ciência: vós mesmo não entrastes e ainda impedistes os que queriam entrar.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

“Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior?”. Deus sabe tudo de mim, eu preciso mudar minhas intenções e atitudes.

Como poso pôr isso em prática?

Gastando tempo com Deus! Na Adoração, na meditação da Palavra, na oração pessoal.