Os frutos que Deus espera de nós são aqueles que nascemos para gerar. Nada além de nossas forças, possibilidades ou dons. Só precisamos realizar a nossa parte.
“Vou cavar em volta e por adubo. Pode ser que venha a dar fruto.”
Foi para dar frutos que Deus plantou uma figueira em sua vinha! Algo curioso, pois já que a plantação é de uvas, o que uma figueira está fazendo ali? No entanto, estando plantada, o senhor da vinha espera os frutos. E não foi exigido da figueira que desse uvas, mas figos, o que ela não tinha.
Essa figueira é Israel, o povo eleito no mundo em meio a humanidade. Sendo povo eleito, é diferente dos demais, separado, santo, especial. Este povo foi marcado por Deus por uma aliança inquebrável, indissolúvel. Um povo que Deus amou tanto, a ponto de enviar sempre mensageiros para o curar, guiar, proteger.
Os frutos não vieram
Com o passar do tempo, o povo de Deus, tão numeroso e abençoado, foi se contaminando com falsos deuses, culturas pagãs, desobediência às leis de Deus e grandes pecados. Os frutos não vieram. A santidade, à qual o povo de Deus é chamado, já não habitava em suas casas e em seus corações. Alguns poucos eram fiéis, e o povo carecia de referências. Mas graças a fidelidade de Deus e ao grande amor que Ele tem por Seu povo, na plenitude dos tempos, Ele enviou Seu próprio Filho para salvar a humanidade inteira, começando por Israel e chegando até nós. O adubo surtiu efeito. Jesus nos salvou.
Hoje, quem O seguir, quem estiver enxertado n’Ele dará frutos. (cf Jo 15). Eu e você somos figura de Israel, desta figueira na vinha. Nós podemos dar muitos frutos se nos ligarmos ao Senhor, mas não daremos nenhum fruto se nos afastarmos dele. É fundamental alimentarmos a nossa fé com a oração e as boas obras, sem esquecer da Palavra de Deus, pois por ele conheceremos a vontade de Deus cada dia da nossa vida.
Leia o trecho em Lc 13,6-9
Na Bíblia CNBB, página 1291
Título: A figueira estéril
*Não tem princípios eternos, ordens e promessas.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Jesus está adubando com o Seu Espírito Santo, e quer que eu dê frutos. Ele me dá mais um chance.
Como posso pôr isso em prática?
Entregar-me à oração, clamando o derramamento do Espírito Santo sobre mim.