Quem vai zombar de Jesus? Ele conhece todas as coisas e, apesar de ter vindo ao mundo para salvar todas as pessoas, haverá um julgamento para bons e maus.
“Vós gostais de parecer justos diante dos outros, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que as pessoas exaltam é detestável para Deus.”
Os fariseus começaram a zombar de Jesus, do Seu ensinamento. Mas Jesus alerta para o fato de Deus conhecer tudo, Ele conhece o coração das pessoas. O que isso quer dizer? Nada é íntimo o bastante que seja oculto ao conhecimento de Deus. Tudo o que se passa dentro da pessoa: as aspirações, os sonhos, as emoções, as lembranças, as tendências, as intenções… Tudo Deus conhece.
Zombar de Jesus é uma atitude orgulhosa de pessoas que têm o coração apegado às riquezas deste mundo. São Lucas diz claramente que eles eram amantes do dinheiro.
Esse amor ao dinheiro é justamente o que define a que Senhor a pessoa servirá (Mt 6), com a consequência de amar a um e odiar o outro; apegar-se a um e desprezar o outro. Mas a atitude de zombar de Jesus entra justamente na situação do desprezo, o qual Jesus menciona no Evangelho de São Mateus.
Jesus conhece os corações
É impossível omitir alguma coisa de Jesus. Então, as pessoas que querem parecer ser o que não são, diante de Deus fazem um “papel ridículo”.
Vejamos: uma criança está diante de um adulto e, colocando as mãos em seus próprios olhinhos, diz: me acha! Ela está escondida? Claro que não! O adulto a vê, é só a criança que ocultou-se da luz!
O que acontece com as pessoas que tem a atitude de zombar de Jesus, vai além, porque o conhecimento de Deus é total, ultrapassa até mesmo o que o próprio ser humano sabe sobre si mesmo.
Para os fariseus, a coisa é pior, pois eles queriam, apesar de tudo, enganar a Deus.
Leia o trecho em Lc 16,14-15
Na Bíblia CNBB, página 1295
Título: Reação dos fariseus
Princípios eternos
Lc 16,15
“Vos gostais de parecer justos diante dos outros, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito o que as pessoas exaltam é detestável para Deus.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Ser autêntico, verdadeiro diante de Deus e das pessoas, buscando sempre ser melhor para ambos, deixando-se curar e remodelar pelo Senhor.
Como posso pôr isso em prática?
Lembrar-se sempre de que Deus vê tudo, e que isso é bom pra mim, porque me vê com amor. Então, não preciso tentar me esconder, mas antes me deixar modelar por ele.