Evangelho de São Lucas > Leitura #392

Quem voltou para agradecer?

Jesus cura dez leprosos. Quantos voltaram para agradecer? Apenas um, e, ainda por cima, era o estrangeiro. E os filhos, não sabem agradecer?

#392Quem voltou para agradecer

Créditos: Studio-Annika by GettyImages

“Enquanto estavam a caminho, aconteceu que ficaram curados.”

Apenas um deles voltou para agradecer. Ao que parece, na passagem, os leprosos não estavam muito longe de Jesus para voltar. Não  conseguimos saber a distância ao certo, porém, o fato é que eles foram curados de uma doença incurável, vergonhosa, letal e tida como maldita! Era mais do que justo o agradecimento. Fariam isso se fossem curados por um médico, com medicamentos e tratamentos? Possivelmente sim. Mas Jesus os curou com a força da sua palavra! Só um estrangeiro voltou.

Eles fizeram o mais difícil, que foi se aproximar de Jesus a certa distância, pois, pela lei, deveriam permanecer afastados da cidade e, se passassem por perto de aldeias e povoados, deveriam gritar “impuro”, para que as pessoas não se aproximassem deles. E eles romperam essas barreiras, clamaram por Jesus e, confiando na sua palavra, foram ao encontro do sacerdote. No entanto, ficaram curados no caminho, antes de chegar ao sacerdote.

O que você faria? O que eu faria? Jesus nos mostra que a atitude certa é a gratidão! Poucas pessoas sabem agradecer a Deus pelas graças recebidas. O Samaritano voltou gritando e louvando a Deus! E nós, quando aprenderemos a ser gratos a Deus por todas as suas bênçãos derramadas sobre nossas vidas?

Leia o trecho em Lc 17,11-19

Na Bíblia CNBB, página 1296
Título: Os dez leprosos

Ordens

Lc 17,14.19

“Ao vê-los, Jesus disse: Ide apresentar-vos aos sacerdotes!”

“E disse-lhe: Levanta-te e vai! Tua fé te salvou!”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

O bom filho sabe ser grato!

Como posso pôr isso em prática?

Começar a agradecer pelas pequenas coisas do cotidiano. Obrigado, Senhor!