Evangelho de São Lucas > Leitura #378

Ser melhor do que os outros

Ser melhor do que os outros é o objetivo de muita gente, sejam pagãos ou cristãos. A diferença é que, no cristianismo, ser melhor tem uma interpretação diferente.

#378 Ser melhor que os outros

Créditos: StasV by GettyImages

“Pois todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado.”

Um conselho de Jesus não é uma ordem? Mas é claro que é! E o conselho é: não se considere melhor do que os outros, não se sinta melhor do que os outros, não aja como se fosse melhor do que os outros! Porque você pode não ser considerado assim e ficar envergonhado por causa disso.

O mais humilde

Esse conselho de Jesus para o nosso dia a dia aqui na terra não seria tão importante se não implicasse numa realidade do céu. Mas implica! “Pois todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado”. Essa promessa tem sua realização última no céu. Nossas atitudes aqui realizam o que vão significar no Reino de Deus. Sim! Haverá os que estarão mais próximos de Deus à sua mesa de banquete, e Ele, que convidou a todos, é quem sabe quem merecerá estar mais próximo. Como Jesus respondeu a Tiago e João, quem sabe o lugar que teremos no céu é o Pai, mas uma coisa é certa: quanto mais humilde, mais próximo d’Ele estará.

Por isso, fazer um banquete para os que não podem retribuir é coisa que agrada a Deus. Isso é ser melhor do que os outros diante de Deus. Melhor tem o sentido de maior, mais santo, pois é quem mais ama, pois imita o que Deus fez e faz por nós todos os dias. E, assim, no céu, teremos uma recompensa.

O banquete representa o que tenho de melhor e não necessariamente a comida. O bem que eu faço a quem não pode me retribuir, e de maneira que esse bem servisse para o melhor dos meus amigos, é também um banquete oferecido em favor dos mais necessitados.

Não ficará sem sua recompensa.

Leia o trecho em Lc 14,7-14

Na Bíblia CNBB; página 1292-1293.
Título: Os lugares no banquete.

Promessas

Lc 14, 11.14

“Pois todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado.”

“Então será feliz pois estes não tem como te retribuir! Receberás a recompensa na ressurreição dos justos.”

Ordens

Lc 14, 8-10. 12-13

“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar, pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante, e o dono da casa, que convidou os dois, venha a te dizer: Cede o lugar a ele. Então irás cheio de vergonha ocupar o último lugar. Ao contrário, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Quando chegar então aquele que te convidou, ele te dirá: Amigo, vem para um lugar melhor! Será uma honra para ti, à vista de todos os convidados.”

“E disse também a quem o tinha convidado: Quando ofereceres um almoço ou jantar, não convides teua amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes podem te convidar por sua vez, e isto já será a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres um banquete, convida os pobres oa aleijados, os coxos, os cegos!”

Princípios Eternos

Lc 14, 11.14

“Pois todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado.”

“Então será feliz pois estes não tem como te retribuir! Receberás a recompensa na ressurreição dos justos.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Como vai a humildade? E a sua generosidade?

Como posso pôr isso em prática?

Refletir em como me vejo diante dos outros e com relação a mim mesmo.

Constatar que bem tenho feito ou deixado de fazer à pessoas, principalmente àquelas que não podem me retribuir.