A lei de Deus não aprisiona, liberta! E todo aquele que busca viver esta lei, experimenta a libertação profunda que ela gera no coração e na vida.
“O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado”.
A lei, mal interpretada, causou aos judeus um grande peso, de modo que ninguém conseguia cumprir – nem os Fariseus – que, vivendo de aparência, passavam a imagem dos mais perfeitos cumpridores da lei. Mas eles tinham inveja de Jesus porque o seu ensinamento arrastava multidões e seus milagres ninguém podia fazer.
Apanhá-lo em alguma palavra ou atitude errada seria a chance de acabar com sua popularidade, por isso eles viviam espreitando Jesus onde quer que fosse. Naquele sábado não foi diferente e não perderam tempo em acusar os discípulos de Jesus de estarem “trabalhado” em dia de sábado, coisa que não era permitida pela lei.
Jesus, prova que eles estão interpretando mal a lei contando um farto acontecido com Davi, o grande Rei de Israel, e conclui com uma afirmação de sua autoridade: O Filho do Homem é Senhor também do Sábado. Sim, porque antes já havia dito que o Sábado, dia de descanso dado por Deus, pois ele mesmo descansou no sábado, foi feito para o “bem do homem”, E não para impor obrigações e privações: proibido isso, não pode aquilo.
Assim encontramos a passagem em Ex 20, 8-11
“Lembra-te de santificar o dia de sábado. Trabalharás durante seis dias e farás todos os trabalhos, mas o sétimo dia é sábado, descanso dedicado ao Senhor teu Deus. Não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu gado, nem o estrangeiro que vive em tuas cidades. Porque em seis dias o senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que eles contêm; mas no sétimo dia descansou. Por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou”.
E porque os católicos não guardam o sábado? Porque Jesus inaugurou a nova aliança ressuscitando dos mortos no Domingo. Assim, esse vinho novo foi colocado em odres novos da fé cristã. Não somos Judeus, submissos ao sábado, somos Cristãos e celebramos o domingo da ressurreição do Senhor a cada santa missa, mesmo durante a semana, mas sobretudo no domingo, onde a comunidade cristã se reúne desde os seus inícios em torno do seu santíssimo corpo e preciosíssimo sangue.
Mas também o homem não foi feito para o domingo mas o domingo para o homem. É dia de honrar a Deus e se evitar as obrigações de trabalho para o descanso e a dedicação deste tempo na presença do Senhor. É um dia de oração, palavra de Deus, Santa Missa, Sacramentos. É dia Santo! Feito para o bem do homem.
Leia o trecho em Mc 2, 23-28
Na Bíblia cnbb página 1245
Título: Arrancando espigas no Sábado
Princípios eternos
Mc 2, 27-28
“E acrescentou: O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Deste modo, o Filho do Homem é Senhor também do sábado”.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Honrar a Deus no Domingo e vivê-lo com dignidade!
Como posso pôr isso em prática?
Dando prioridade as coisas de Deus. No domingo, meus planos e projetos precisam ser os de Deus mais do que nos outros dias, pois é o tempo por excelência de dedicação às coisas de Dele.