Evangelho de São Marcos > Leitura #174

Amor censurado

Amor censurado! Por incrível que pareça, há censura sobre as pessoas que manifestam publicamente seu amor a Deus. Já aconteceu com você?

Foto: lexRaths/by Getty-Images

“Deixai-a em paz! Por que a incomodais?”

A questão não era o quanto valia aquele perfume, mas o quanto valia aquele gesto de amor para com Jesus! Uma mulher pecadora, segundo outros evangelistas descrevem, que teve a coragem de se expor num lugar cheio de pessoas importantes da sua religião e autoridades do povo, que derrama um perfume caríssimo nos pés de Jesus banhando-os com suas lágrimas e enxugando com os cabelos, só pode ter grande amor. Nada para tal gesto. Vale mais que dar aos pobres em ocasiões ordinárias. A caridade feita a Deus diretamente lhe é agradável e não é dispensada, mas, antes, preciosa aos seus olhos.

Aquele que tem a coragem desta mulher de Betânia e se lança em amor a Jesus é feliz, pois será acolhido. Como o próprio Jesus fala, ela antecipou o seu sepultamento na unção derramada em Betânia porque muito foi perdoada, muito demonstrou amor.

Aqui, talvez, para a maioria de nós, esteja a chave para abrir o nosso coração em amor e gratidão a Deus: o perdão! Quem quer que se sinta amado por Deus, o foi pela via do perdão dos pecados. Afinal, Cristo morreu por todos nós crucificado. A alma que estava mais longe de Deus, na escuridão do pecado, e agora goza da presença de Deus, certamente tem muito a agradecer, muito a louvar. É isto que se espera de todo pecador que retorna para os braços de Deus: amor e gratidão.

Leia o trecho em Mc 14, 3-9

Na Bíblia CNBB – página 1261-1262.

Título: A unção de Betânia.

Ordens

Mc 14, 6-7:

Jesus, porém, lhes disse: Deixai-a em paz! Porque a incomodais? Ela praticou uma boa ação para comigo. Os pobres sempre tendes convosco e podeis fazer-lhes o bem quando quiserdes. Mas a mim não tereis sempre.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

O primeiro mandamento é amar a Deus. Então, antes de tudo, a quem se deve demonstrar amor? A mulher de Betânia o fez e nos ensinou com seu exemplo.

Como posso colocar isso em prática?

Com pequenos gestos de amor direto a Jesus como uma canção, ou um olhar amoroso até coisas maiores, que Ele mesmo me inspire a oferecer-lhe.