Evangelho de São Marcos > Leitura #153

O desejo de ser mais que os outros

O desejo de ser mais que os outros está no coração até dos discípulos de Jesus mais próximos, mas Jesus ordena esses desejos para os que realmente se importam.

créditos – spfdigital

 

Entre vós não deve ser assim.”

Lugar de honra, de destaque, maior que os outros, o mais importante… Aquele que pede ou almeja tal posição, no mínimo, se considera melhor, mais apto do que os outros para ter esse direito. Mas isso deixou os outros discípulos irritados com os filhos de Zebedeu. A intervenção de Jesus ensina que o caminho que devemos seguir é sempre o caminho da humildade, e que não é pela força que a autoridade no Reino dos Céus se revela, mas pela capacidade de servir, prestar um serviço a muitos.

Foi o que Jesus fez; mesmo sem merecermos isso, Ele o fez. Ele que é Deus, o Filho de Deus Único e Vivo?! Se Ele assim o fez, porque eu ainda iria querer ser alguém? Com que diretos e capacidades eu poderia reivindicar esse ou aquele lugar que eu acho ser o meu posto por direito? Não foi esse o caminho que Jesus trilhou e não é esse que vamos treinar.

Leia o trecho em Marcos 10,35-45.

Na Bíblia CNBB, página 1256-1257.

Título: Ambição dos filhos de Zebedeu

Promessas

Marcos 10,39:

Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo que vou ser batizado, sereis batizados.”

Ordens

Marcos 10,43a:

Entre vós não deve ser assim.”

Princípio Eterno

Marcos 10,43b-45:

Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos, pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos.”

Como posso colocar isso em prática?

Considerando os outros melhores do que eu sem deixar de fazer sempre o meu melhor.