Evangelho de São Marcos > Leitura #146

O menor é o maior

O menor é o maior no Reino dos Céus. Ele confunde os entendidos e, para Deus, é como uma criança ao colo. Mas será que somos capazes de viver assim tão humildemente?

 

Créditos: Cecilie_Arcurs by Getty Images

Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último.”

“Eles vinham discutindo pelo caminho quem era o maior entre os discípulos de Jesus…” Fico imaginando as comparações entre os apóstolos, as alfinetadas ciumentas, as ironias e vaidades que fizeram parte daquela conversa.

Sim, pois quando nos colocamos a disputar um lugar de importância, toda espécie de sentimentos e atitudes vaidosas vêm à tona, assim como os julgamentos e as comparações. Uma situação nada confortável, e menos ainda compatível com os seguidores de Jesus. Quando ele pergunta o que estavam conversando, o silêncio responde o que Jesus já sabia.

Os discípulos bem sabiam que aquele assunto era, no mínimo, vergonhoso; e Jesus ensina como devemos agir com a vaidade.

No entanto, através de uma criança, Jesus resolve a discussão com o exemplo de humildade. A criança, inocente, sem vícios e vaidades, simples, dependente é a que tem entrada no Reino dos Céus.

Para o estudo bíblico:

Leia o trecho em Mc 9, 33-37. Na Bíblia da CNBB, está localizado na página 1255.

Título: Quem é o maior?

Princípio Eterno

Mc 9, 35-37:

Jesus sentou-se, chamou os Doze e lhes disse: ‘Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos!’. Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a disse: ‘Quem acolhe em meu nome uma dessas crianças, a mim acolhe. E quem me acolhe, acolhe não a mim, mas Aquele que me enviou’.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Contra a vaidade, a modéstia e a humildade.

Como posso colocar isso em prática?

Procurar um serviço a ser servido e buscar a modéstia no fazer e a cura da intenção.