Evangelho de São Marcos > Leitura #150

O Reino de Deus é das crianças

O Reino de Deus é das crianças, e quem não compreender isso terá dificuldade para entrar nele. É importante conservar o coração de criança.

 

Créditos: aldomurillo-by-Getty-Images

Deixai as crianças virem a mim.”

Jesus se aborrece com os discípulos porque eles não querem deixar que as crianças se aproximem d’Ele. Ah se hoje fosse assim com nossos padres e pastores… É uma boa crítica, a critica de um pai de dois filhos! As crianças são crianças, estão aprendendo, sendo criadas, educadas e descobrindo, a cada dia e a cada fase, um mundo de coisas novas, e na Igreja não será diferente.

Se soubermos acolhê-las em nossas missas e grupos, elas serão de Deus muito mais rápido e o mundão terá mais dificuldade para desencaminhá-las. Quantas vezes os padres olham de cara feia para os pais por causa de criança correndo na igreja (não é para deixar correr, mas criança corre mesmo)! Padre que para a missa se não segurarmos a criança, padre que dá bronca nos pais durante a celebração.

Não estou generalizando, essa atitude é de alguns padres, assim como há pais que pouco se importam se os filhos fazem bagunça na Igreja e não corrigem suas atitudes. Mas, voltando a situação da leitura, essa atitude repulsiva com relação às crianças afasta os pais, afasta as crianças e não acolhe os pequenos como Jesus fez.

Jesus se aborreceu, ficou bravo com os discípulos e deu-lhes uma ordem: deixai vir a mim as crianças e não as impeçais. Mais ainda: No Reino de Deus, só vai entrar quem for como elas. Jesus não as rejeitou, mas usou da presença alegre, espontânea, verdadeira, moleca das crianças, para as abençoar e ensinar aos adultos como se deve acolher o Reino de Deus.

Graças a Deus, em muitas paróquias, há missas cujo sacerdote privilegia a presença das crianças, concentra o seu esforço em ensiná-las, cativá-las. Assim, esse sacerdote não ganha apenas as crianças, mas a família inteira. Infância é uma fase. Dizem os pais, a mais tempo, que ela passa bem rápido.

Eu quero aproveitar bem para que a semente do Evangelho seja plantada no coração dos meus filhos desde bem cedo, e que eles vejam no sacerdote a pessoa de Cristo que acolhe as criancinhas.

Leia o trecho em Mc 10,13-16

Na Bíblia CNBB, página 1256

Título: Abençoando as crianças

Ordens

Mc 10,14

Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: ‘Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, porque a pessoas assim é que pertence o Reino de Deus’.”

Princípio Eterno

Mc 10, 5

Em verdade vos digo: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele!”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Em verdade vos digo: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele!”

Como posso pôr isso em prática?

Confiança cega em Jesus, espontaneidade, simplicidade, características da infância que preciso ter no meu relacionamento com Deus.