Evangelho de São Marcos > Leitura #148

A conduta que leva à salvação

A conduta que leva à salvação é motivada por uma vida de relacionamento com Deus. E nem adianta tentar improvisar, tem que viver!

Khaosai Wongnatthakan – by Getty Images

Todos serão salgados pelo fogo.”

No dia do juízo, a lei valerá para todos, e aquele que for achado digno, entrará na vida. É por isso que Jesus ensina hoje, de forma radical, que o que vivemos aqui, nesta passagem na terra, deve considerar sempre o que virá depois. Se agirmos corretamente, entraremos na vida, a vida eterna, a vida de Deus.

O nosso maior problema é o pecado. Quando pecamos, afastamo-nos da vida eterna, ainda que este pecado não gere morte instantânea aqui na terra, e esse é o nosso maior risco. Se todo pecado tivesse a consequência mortal imediata na carne, ou seja, no nosso corpo, seria mais difícil escolhermos este caminho.

O problema do pecado é que nos mata, na maioria das vezes, lentamente. Anos a fio.

Jesus alerta: O pecado leva você para o inferno! Se teu olho o faz pecar, arranca-o! Pois é melhor entrar no céu caolho do que enxergando bem, ir para o inferno. Por favor, não arranque os olhos agora, não física, mas espiritualmente. Sim, arranque-o! E se for necessário, arranque os dois olhos para que “mortos para este mundo (Cl 3,3), vivamos para Deus”.

Esta palavra nos ensina que a alma é mais importante que o corpo. Sabemos que, na ressurreição dos mortos, ninguém ficará com um membro faltando, pois Deus fará os nossos corpos gloriosos inteiros.

Mas o que Jesus está dizendo é que se uma coisa é importante, ela se chama salvação, e a salvação eterna do corpo e da alma também depende da vida do corpo e da alma aqui na terra. Alma tem que ser mais que o corpo aqui, para que ambos encontrem a vida lá, com Jesus.

Os conselhos de Jesus são leis do reino dos céus. São princípios eternos, portanto, é assim que as coisas funcionam. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

Leia o trecho em Mc 9, 42-50

Na Bíblia CNBB, página 1254

Título: Os escândalos que destroem e o sal que conserva

Promessa

Mc 9,49

Todos serão salgados pelo fogo.”

Ordens

Mc 9,43a

Se tua mão te leva à queda, corta-a!”

Mc 9,45a

Se teu pé te leva à queda, corta-o!”

Mc 9,47a

Se teu olho te leva à queda, arranca-o!”

Mc 9,50b

Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.”

Princípios eternos

Mc 9,42

E quem provocar a queda um só desses pequeninos que creem em mim, melhor seria que lhe amarrassem uma grande pedra de moinho ao pescoço e o lançassem ao mar.”

Mc 9,43b

É melhor entrares na vida tendo uma só das mãos que, tendo duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca de apaga.”

Mc 9,45b

É melhor entrar na vida tendo um só dos pés do que, tendo dois, ser lançado no inferno.”

Mc 9,47b

“É melhor entrar no Reino de Deus tendo um olho só do que, tendo dois, ir para o inferno, onde o verme deles não morre e o fogo nunca se apaga.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Preciso elevar meus problemas em qualidades e meus pecados em virtudes.

Como posso pôr isso em prática?

Primeiro, identificando minhas fraquezas; segundo, buscando meios de torná-las forças; conservá-las na força de Deus.