Evangelho de São Marcos > Leitura #149

Casamento e divórcio

Casamento e divórcio são opostos e inimigos. Um casamento que pretende durar deve declarar guerra ao divórcio, vivendo o amor exigente!

 

Créditos: CalypsoArt-by-Getty-Images

Portanto o que Deus uniu o homem não separe.”

Para Deus, não existe lei do divórcio. Não foi assim que Ele fez o homem e a mulher, e sim para serem juntos. Não foi pensada a possibilidade de divorciar-se simplesmente por querer, porque o amor acabou. Falar neste assunto hoje é piada para muita gente, principalmente para os jovens que ainda não se casaram.

Os relacionamentos estão marcados pela incerteza planejada, por isso, a fidelidade conjugal é mais que um “tabu derrubado”, pois é, antes, “Utopia”.

Os pais de muitos dos jovens de hoje foram os primeiros a experimentar a “revolução” do divórcio que, com a bandeira da liberdade levantada, arrastou milhões de famílias para a ruína, onde todos saíram perdendo, ainda que sustentem que foi melhor assim.

Olhando para os casais que resistiram e resistem eu digo: São heróis! Guerreiros! Corajosos! Felizes! Mantiveram suas famílias, mesmo quando tinham tudo para não fazê-lo. Entenderam que se a separação viesse, não seria apenas a sua família que morreria, mas o escândalo ressoaria em outras, atingindo a sociedade.

Por isso, as nossas telenovelas brasileiras trabalharam duro, anos a fio, para varrer da consciência da mulher brasileira o conceito de fidelidade conjugal e perpetuidade matrimonial. Antigamente, eram situações isoladas vividas por algumas pessoas e artistas, hoje, os contratos de casamento são assinados com ressalvas.

Antes, para se separar, precisava de um processo, dava-se tempo para a reconciliação, hoje, rapidamente pela internet, até do celular, se pode pedir divórcio; e efetivamente divorciar-se!

A união que Deus fez, o homem quer separar, para substituir por sua própria invenção de família. Já não mais a “tradicional”, mas a família “livre”, “moderna”, onde pessoas do mesmo sexo podem, nas leis humanas, constituir-se como uma família! Não foi assim que Deus fez!

O amor constitutivo de família, que Deus fez, é heterossexual, homem e mulher, como todos nós nascemos, para que sejam seus co-criadores pela união carnal e exclusiva dos cônjuges, união que não os torna iguais, mas os torna um!

Uma só carne e um só coração, a fim de que, no passar dos anos e apesar dos tropeços e atropelos da vida, esse amor cultivado cresça e se tornem um só coração e uma só alma! Para os que não creem, é, no mínimo, utopia. Para os que têm fé é uma feliz realidade!

Leia o texto em Mc 10, 1-12

Na Bíblia CNBB; página 1255-1256.

Título: A subida a Jerusalém / O repúdio da esposa.

Princípios eternos

Mc 10, 6-9

No entanto, desde o princípio da criação Deus os fez homem e mulher. Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e os dois formarão uma só carne; assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!”

Mc 10, 11-12

Jesus respondeu: Quem despede sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira. E se uma mulher despede seu marido e se casa com outro, comete adultério também.”

Ordens

Mc 10, 9

Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Deus leva tão a sério a família e o casamento que o fez para ser indissolúvel, inseparável, inviolável, e todo adjetivo que concorde com esses, para mostrar o quanto é sagrado e precioso.

Como posso pôr isso em prática?

Testemunhando esta fidelidade em meu matrimônio! A cada dia lutar por este fidelidade e cantar esta beleza para o mundo ouvir.