Evangelho de São Marcos > Leitura #137

Providência de Deus ou previdência humana?

Providência de Deus ou previdência humana? Essa escolha é determinante para uma fé autêntica e saudável. Quem é de Deus depende de Deus.

 

Créditos: mixetto

Atenção! Cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.”

A preocupação com os pães… E o viver da providência fica ofuscado pelo viver da previdência! Depois de duas multiplicações de pães em que não se tinha praticamente nada e sobraram doze cestos depois de alimentar milhares de pessoas, os discípulos se preocuparam por terem esquecido pão.

Jesus diz: “Por que discutis pelo fato de não terdes pães? Ainda não entendeis nem compreendeis? Vosso coração continua incapaz de compreender?”.

Não é a dependência de Deus pelo que Ele pode dar, mas pelo que Ele é, e, sendo, realiza todas as coisas em Sua bondade e Seu amor por nós. Por que se preocupar com os pães depois de tudo o que aconteceu? Ali está o Senhor daqueles milagres todos: Jesus.

Em Mateus 6,24-34, Jesus dá o ensinamento sobre essa dependência de Deus tão necessária, tão indispensável, para que as nossas vãs preocupações sejam dispensáveis.

Leia o trecho em Mc 8,14-21

Na Bíblia CNBB, página 1252

Título: O fermento dos Fariseus e de Herodes

Ordens

Mc 8,15

Jesus os advertia dizendo: Atenção! Cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Deus me deu como lema de matrimônio esta palavra de Mateus 6,24-34. Cabe a mim (eu e minha família) vivê-la para ser testemunho da ação poderosa da Providência Divina para os meus irmãos. E Deus tem agido, apesar do meu demérito.

Como posso pôr isso em prática?

Em primeiro lugar, não me preocupar e viver o que a palavra diz: Ocupar-me com o Reino de Deus, fazer planos para ele, ajudando Deus na Sua difusão e implantação nos corações. Em uma palavra: evangelização. E das coisas vou cuidando como Deus me orientar.