Evangelho de São Mateus > Leitura #609

Jesus nos chama pelo nome

Jesus nos chama pelo nome porque nos conhece. E o conhecimento de Deus sobre nós é mais profundo do que imaginamos, por isso, Ele nunca erra em suas escolhas.

Jesus nos chama pelo nome

Créditos: alexey_ds / GettyImagens

Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e, depois, André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu e seu irmão João; Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu e Tadeu; Simão o cananeu e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.

Assim como aos apóstolos, Jesus nos chama pelo nome. Ele nos escolheu segundo o desígnio do Pai para uma vocação maravilhosa: sermos filhos de Deus. Mas há outros que são chamados a uma vocação específica e diferenciada por causa do mesmo Reino de Deus, a fim de que, além de filhos, sejam também discípulos e missionários.

Os apóstolos foram os primeiros a seguir Jesus mais de perto, a ponto de deixarem tudo e irem morar com Ele. Eles já caminhavam com Jesus, já O seguiam, mas foram escolhidos para continuar a Sua missão e para dar início a Igreja.

Cada nome foi pensado e escolhido de acordo com a vontade do Pai. Em Lucas 6, 12-16, a mesma narrativa começa com Jesus indo à montanha para rezar e passar a noite toda em oração. O que Ele conversava com o Pai? Suponho que conversava a respeito da escolha de seus apóstolos, pois foi o seu primeiro ato depois descer do monte.

Isso nos indica que a escolha que Deus faz é uma escolha sempre muito consciente e precisa. Ele não erra em suas escolhas, mas os escolhidos continuam livres para dizer sim ou não e para manter ou não a sua fidelidadeQuanto a Deus, Ele é sempre fiel. Jesus nos chama pelo nome porque nos conhece, e nos conhece profundamente, melhor do que nós mesmos, por isso, nunca erra.

Se Jesus te chamou, como chamou a mim, saiba que Ele não errou, Ele acertou em cheio, era você mesmo quem Ele queria! A resposta a este chamado depende agora de quem O ouviu.

Leia o trecho em Mt 10, 1-4.

Na Bíblia CNBB; página 1212.

Título: A escolha dos doze

Não há o que anotar de promessas ordens e princípios eternos.

Anote em seu diário qual é a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Jesus nos chama pelo nome porque nos conhece, e conhece profundamente, melhor do que nós mesmos, por isso, nunca erra.

Como posso pôr isso em prática?

Sempre dizer sim para Deus.