Evangelho de São Mateus > Leitura #675

A incoerência de coração gera uma fé desencarnada

A incoerência de coração gera uma fé desencarnada, pois não pode ser autêntico quem está ao sabor das paixões e sujeito às variáveis do tempo e das pessoas.

A incoerência de coração gera uma fé desencarnada

Créditos: SIphotography / GettyImagens

Este respondeu: ‘sim, Senhor, eu vou. Mas não foi’.”

A incoerência de coração gera uma fé desencarnada, sem consistência, sem testemunho, fragilizada pela emoção, passível de corrupção, sujeita às paixões, tendenciosa à hipocrisia.

Infelizmente, não é um exagero! Veja o que Jesus diz: “Em verdade vos digo, os publicanos e as prostitutas vos precederão no Reino de Deus. Pois João veio até vós, caminhando na justiça, e não acreditastes nele. Mas os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes, para crer nele”.

Diante da evidência da verdade, precisamos nos converter. Temos de mudar! Alguma decisão precisamos tomar diante da verdade! Temos apenas duas opções: abraçar a verdade ou nos revoltarmos contra ela e viver na mentira! Os sumos sacerdotes e anciãos preferiram a revolta! E Jesus dá a sentença: “Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes, para crer nele”.

Peçamos a graça de Deus para que possamos crer na verdade do Evangelho, a fim de que o nosso coração não se endureça, não se torne insensível à voz de Deus e procure a conformidade com a sua santa vontade. Não se espante, pois é necessário pedir a graça de Deus! Nosso coração pode sim tornar-se impermeável!

Para crer na verdade, nem sempre a nossa inteligência nos guiará corretamente, ela pode, inclusive, nos levar ao erro, mas a experiência sim, experiência de amor, essa pode conduzir e iluminar a nossa inteligência para a verdade, tudo isso pela graça de Deus e, consequente, amolecimento do nosso endurecido e obstinado coração.

Leia o trecho em Mateus 21,28-32.

Na Bíblia CNBB, página 1228.

Título: Os dois filhos.

Ordens

Mateus 21, 28b.

Filho, vai trabalhar hoje na vinha!”

Princípio Eterno

Mateus 21, 31-32:

Qual dos dois fez a vontade do pai? Os sumos sacerdotes e anciãos responderam: O primeiro. Então Jesus lhes disse: Em verdade vos digo que os publicanos e a prostitutas vos precedem no reino de Deus. Pois João veio até vós, caminhando na justiça e não crestes nele. Mas os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes, para crer nele.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Preciso pedir a graça de Deus para crer na verdade.

Como colocar isso em prática? 

Na oração, pedir essa graça humildemente, sabendo que só Ele pode me fazer crer e compreender a verdade.