Fazer comparações sobre quem é o maior e o menor é uma perda de tempo para os cristãos e um sinal de imaturidade, porém, Jesus nos ensina o caminho.
“Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no reino dos Céus.”
É comum as pessoas fazerem comparações sobre quem é o maior e o menor em diversas realidades. Na verdade, quer saber apenas quem é o maior. É assim no vestibular, no campeonato esportivo, na sala de aula, na empresa, e foi assim entre os apóstolos de Jesus.
No entanto, o Senhor tratou de resolver rapidamente esse problema com um exemplo desconcertante: uma criança. Mas, para termos as características de uma criança, é necessário bem mais do que conhecer a referência, necessitamos de conversão. “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino de Céus.”
Ser como a criança é uma condição para entrar no Reino de Deus. E as crianças são tão espontâneas, verdadeiras, simples, sinceras, livres, em formação, em crescimento, em aprendizado, puras, humildes. Nós precisamos de conversão para nos tornarmos como elas. No entanto, estaremos dispostos a passar pelos olhares de reprovação, as censuras, os limites? Será na mais completa confiança em Deus que a nossa transformação acontecerá.
Leia o trecho em Mt 18, 1-5
Na Bíblia CNBB; página 1224.
Título: Quem é o maior?
Promessas
Mt 18, 3
“Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino de Céus.”
Princípios Eternos
Mt 18, 2-5
“Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino de Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no reino dos Céus. E quem acolher, em meu nome, uma criança como esta, estará acolhendo a mim mesmo.”
Anote em seu diário a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Comparações sobre quem é o maior demonstram o grau de imaturidade de um cristão.
Como posso pôr isso em prática?
Amar-me como Deus me fez e com as capacidades que Ele me deu, assim como as que eu adquiri e desenvolvi, sem comparar-me a ninguém.