Será que estamos preparados para a vinda do Senhor? Atentos aos sinais dos tempos e vigilantes na expectativa de sua segunda vinda?
“Eu vos digo mais: Elias já veio e não o reconheceram. Pelo contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram.”
Como podemos estar preparados para a vinda do Senhor nos tempos de hoje? Da mesma forma que o povo deveria estar preparado para a vinda do Senhor no tempo em que Ele se manifestou ao mundo pela primeira vez. A atenção às escrituras, aos acontecimentos e aos profetas preparou muitas pessoas para reconhecer Jesus como Messias. Eles sabiam o que o Messias deveria fazer, como deveria se comportar e até mesmo a cidade onde deveria nascer. O velho Simeão era uma dessas pessoas (cf. Lc 2,25-32), assim como José e Maria, e todos os seus discípulos.
Mas como nós devemos estar preparados para a vinda do Senhor hoje? Tanta tecnologia, tantas “contraverdades” sobre a nossa fé, tantas perseguições, tanta falta de fé no mundo! Devemos nos preparar com a vigilância e o profetismo de João Batista. A Palavra de Deus, neste trecho, fala exatamente do seu papel na preparação da vinda do Senhor. Ele pregou a conversão, estava vigilante em oração e disposto a tudo para manter-se fiel a Deus. João era um homem da verdade, e por ela foi decapitado.
Jesus nos deixou direções sobre os sinais da sua segunda vinda: “Não se assustem com as guerras nem com gente usando meu nome ou dizendo ‘sou eu’. Esse é o começo das dores” (cf. Mt 24,3-7). Surgirão falsos profetas e perseguições, e o anúncio do Evangelho chegará a todo o mundo (cf. Mt 24,8-14). Haverá a grande tribulação (cf. Mt 24,15-28). Jesus também deixou direções sobre como devemos nos preparar para Sua vinda, e trago algumas contidas no mesmo Evangelho de Mateus. Parábolas da vigilância: (Mt 24,43-25,1-30). Será que o nosso coração está clamando: “Vem, Senhor Jesus! Maranathá!” Ou estamos agindo como os vinhateiros homicidas? (cf. Mt 21,33-46).
Cabe a cada um refletir e corrigir o que está errado enquanto temos tempo.
Leia o trecho em Mt 17,10-13
Na Bíblia CNBB, página 1223
Título: A volta de Elias
Promessas
Mt 17, 11-12
“Ele respondeu: Sim, Elias vem, e porá tudo em ordem. Eu vos digo mais: Elias já veio e não o reconheceram. Pelo contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles.”
Anote, em seu diário, a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Vigiai e orai, para não cairdes em tentação.
Como posso pôr isso em prática?
Docilidade ao Espírito Santo para compreender que a minha vida deve ser permeada pela oração, pela comunhão com Deus.