Quem criou o casamento foi Deus, e criou para ser indissolúvel. Mas muitas pessoas não querem que seja dessa forma. Será que elas sabem o que estão perdendo?
“De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus uniu, o homem não separe.”
Quem criou o casamento foi Deus, e desde o início da história da humanidade. O Senhor criou o homem e a mulher e os fez um para o outro. “Nunca lestes que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e disse: Por isso, o homem deixará pai e mãe para se unir a sua mulher e os dois serão uma só carne?”
Portanto, quando ele pensou o casamento, pensou com perfeição, pensou para dar certo. Ele dá uma ordem bem direta ao homem: não separe!
Aqui, aparece o drama de muitos casais, muitas famílias que vivem dificuldades nos seus lares, com seus cônjuges. São pessoas que se casaram pensando no “para sempre juntos”, mas, com o passar dos tempos e os acontecimentos, as tribulações ficaram insuportáveis e a separação parece ser a única solução para o problema.
Infelizmente, isso é uma verdade para algumas famílias e alguns casais. Digo alguns, porque há casos em que a integridade física das pessoas está ameaçada gravemente, e ainda que haja amor, compaixão e perdão entre as partes, uma separação será a melhor forma de manifestar amor. São casos que requerem muito acompanhamento e cuidado.
Qual a sua situação?
Na maioria das vezes, uma boa conversa, mudanças de hábito e comportamento, pedidos de perdão verdadeiros, gestos de carinho e afeto poderão fazer milagres num relacionamento. Que situação é a sua?
Possivelmente, aquilo que, hoje, você não vê saída pode ser resolvido com a ajuda de amigos de confiança, casais mais velhos e experientes, sacerdotes, agentes de pastoral familiar, psicólogos entre outras pessoas capacitadas por Deus ou pela profissão para isso.
Não desistir da riqueza do matrimônio é um sinal de fé. Primeiramente, em Deus, que criou o casamento, mas também em si mesmo, no seu cônjuge, na sua família.
Há grande riqueza no matrimônio, quem a descobre entende por que Deus o fez para durar até que a morte os separe.
Leia o trecho em Mt 19,3-9
Na Bíblia CNBB, página 1225
Título: O repúdio à mulher
Ordens
Mt 19,5-6
“Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne. De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus uniu, o homem não separe.”
Princípios Eternos
Mt 19,4-7.8-9
“Nunca lestes que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e disse: Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe.”
“Jesus respondeu: Moisés permitiu despedir a mulher por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o princípio. Ora, eu vos digo: quem despede sua mulher – fora o caso de união ilícita – e se casa com outra, comete adultério.
Anote, em seu diário, a mensagem de Deus para você, e como colocar isso em prática.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
O casamento é uma bênção de Deus e célula da humanidade para crescer, multiplicar e ser feliz! Mas a minha participação não é passiva, eu preciso ser valente para amar.
Como posso pôr isso em prática?
Amando minha esposa com um amor genuinamente cristão, pois aprendo de Deus como amar. Todos os dons e frutos do Espírito precisam se manifestar no amor que tenho por minha esposa, até o fim dos meus dias.