Evangelho de São Mateus > Leitura #649

Quem dizeis que eu sou?

Jesus pergunta aos cristãos: “Quem dizeis que eu sou?”. E, apesar de sabermos a resposta, não é simples professar a fé. As consequências ultrapassam as palavras.

Quem dizeis que eu sou

Créditos: FG Trade / GettyImagens

Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo.

“Quem dizeis que eu sou?” será sempre a pergunta fundamental que Jesus fará a Seus discípulos de todos os tempos. Precisamos saber quem é Jesus, precisamos saber quem estamos seguindo e a quem entregamos a nossa vida! Ele é o Cristo, ungido de Deus! Ele é o Filho do Deus Vivo!

Reconhecer isso não é pouca coisa, é tudo, e tem o poder de mudar tudo para nós. Se conhecermos a natureza de Jesus, poderemos, finalmente, fazer comunhão com Ele. Jesus é homem, mas também é Deus! Reunindo em Si a natureza necessitada de redenção e a natureza divina, redentora, salvadora, Ele une a humanidade a Deus e Deus à humanidade em si mesmo. É um mistério maravilhoso!

Quando O reconhecemos como Pedro O reconheceu, estamos dizendo ao mundo que não há outro Deus e nunca haverá. Estamos dizendo que a nossa humanidade finalmente encontrou dignidade, finalmente encontrou redenção. Esse reconhecimento, entretanto, não é um passe de mágica, jogo de palavras ou força de vontade, é encontro, um encontro de amor e com o amor de Deus.

Dessa forma, nossa vida precisa mudar, dar uma verdadeira guinada para que não percamos a graça que nos foi dada. Uma vez que Jesus encontra em Pedro essa fé, Ele funda a Sua Igreja, a Igreja Católica. Somos fruto desse testemunho de Pedro porque foi o Pai quem está no céu quem O revelou.

Leia o trecho em Mt 16,13-20

Na Bíblia CNBB, página 1222.

Título: Profissão de fé de Pedro

Promessas

Mt 16,18-19

Por isso, eu te digo, tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do inferno não poderão vendê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”

Princípios

Mt 16,15-17

E vós, retomou Jesus: quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo. Jesus então declarou: Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.”

*Anote, em seu diário, a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Eu tive um encontro pessoal com Jesus e este encontro musou a minha vida!

Como posso pôr isso em prática?

Renovar a cada dia este encontro e viver com o horizonte voltado para este encontro definitivo para uma vida de felicidade eterna com Ele.