1 ª Carta aos Coríntios > Leitura #749

Como deve ser a oração em comunidade?

Como deve ser a oração em comunidade? Muitas pessoas sentem dificuldade de rezar numa assembleia porque não se sentem à vontade diante dos outros.

#749 Como deve ser a oração em comunidade

Crédito: SplashofPhotography by GettyImages

Aliás, os espíritos dos profetas estão sob o controle dos profetas, pois Deus, não é Deus de desordem, mas de paz.

Imagine um grupo de oração onde todo mundo só ora em línguas, ninguém interpreta e ninguém profetiza… Imaginou? Seria uma bagunça total, uma desordem onde ninguém ‘reza’ de fato! E não só uma oração em línguas sem discernimento causa problemas na oração comum, como também uma profecia sem discernimento causa sérios problemas. Uma palavra que se intitula de Deus sendo humana, ou até mesmo influenciada pelo mal, causa na assembleia um efeito negativo onde deveria causar paz, exortar, consolar.

Por isso é necessário ordem, assim como Paulo fez em sua época, hoje também se faz necessário. A Santa Missa tem as suas regras escritas no missal, em que todos devem seguir e, assim, manter a autenticidade da celebração com a ordem que lhe é própria, e também nos grupos de oração, seja na RCC, em qualquer outro movimento ou congregação, em seu jeito de rezar, na oração das horas e outras orações comunitárias, pois sem ordem não tem edificação.

Quer saber como se deve orar em comunidade? Conheça a comunidade que você participa, abra-se aos dons de Deus, aos dons carismáticos. Exercite-os em casa, em pequenos grupos, na grande comunidade, sempre com o discernimento e sem precipitação. Procure auxílio e formação sobre oração em bons livros católicos e com cristãos mais experientes, para que, assim, possa desenvolver os dons que Deus lhe deu para o bem os outros. Com o tempo, você vai descobrir como caminhar e ajudará outros a fazerem o mesmo.

Leia o trecho em I Cor 14,26-40.

Na Bíblia CNBB; página 1412-1413.
Título: A boa ordem na assembleia.

Ordens

I Cor 14, 26-31.32b-35.39-40

Então, que concluir, irmãos? Quando estiveres reunidos, cada um dos presentes poderá entoar um salmo, transmitir um ensinamento ou uma revelação, falar em línguas ou interpretar: que tudo se faça em vista da edificação.

Alguns desejam falar em línguas? Que o façam em turnos de duas ou, no máximo, três pessoas, e cada uma falando por sua vez; e qual alguém interprete. Caso não haja quem interprete, guardem silêncio na reunião, falando cada qual a si mesmo e a Deus.

Quanto aos profetas, falem dois ou três, e os outros façam discernimento. Se, porém, a um outro ali presente for feita uma revelação, cale-se o primeiro. Vós todos podeis profetizar, mas um de cada vez, de maneira que todos instruam e sejam exortados.”

Como se faz em todas as igrejas dos santos, as mulheres guardem silêncio nas reuniões. Não lhes é permitido tomar a palavra, mas que sejam submissas, como diz também a Lei. Se desejam informa-se sobre algum assunto, perguntem a seus maridos, em casa. Pois não fica bem para a mulher falar numa reunião.”

Em suma, irmãos, aspirai ao dom de profecia e não impeçais que se fale em línguas. Mas que tudo se faça como convém e em boa ordem.”

Princípio Eterno

I Cor 14,32

Aliás, os espíritos dos profetas estão sob o controle dos profetas, pois Deus, não é Deus de desordem, mas de paz.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Devo desejar os dons espirituais. É vontade de Deus.

Como posso pôr isso em prática?

Que seja com discernimento e sem vaidade, pois tudo vem de Deus e para o bem dos outros.