1 ª Carta aos Coríntios > Leitura #734

Jesus vai transformar nossa essência

Jesus vai transformar nossa essência. A salvação atingirá a alma e o coração, e a partir deles, realizará a mudança externa. Não somos uniformizados, nunca fomos!

#734Jesus vai transformar nossa essência

Créditos: by Getty Images / NikiLitov

Irmãos, continue cada um diante de Deus na condição em que se achava quando foi chamado.”

Paulo combate o velho ‘fantasma da circuncisão’ e outros mais que foram pegando carona e estacionando na vida dos cristãos como se tivessem direito de determinar a qualidade da fé no coração das pessoas. Mas o que Cristo conquista e veio realizar é a mudança da essência do homem. Seja ele quem for: Judeu, grego, negro ou branco, homem ou mulher, escravo ou livre… uma vez encontrado por Jesus e aceitando a fé em Seu nome, a pessoa é salva, ainda que sua condição não mude! (Cf Gl 3,26-29).

Então, Jesus vai transformar a nossa essência para que, apesar de escravo neste mundo, encarcerado, pobre ou rico, eu seja de tal maneira transformado, que me configure a Cristo na condição em que estou.

Existem características comuns aos cristãos que nos identificam e diferenciam e que não depender de estereótipo, por exemplo: o culto, ou seja, a maneira de rezar a Deus e de O adorarmos como único Senhor e Salvador do mundo; o “para que” da nossa caridade, a compaixão, o amor mútuo, a oração pelo mundo, o anúncio do Evangelho.

Não importa a língua, a raça, a cultura. O Evangelho é pregado pelos cristãos em toda parte, e Jesus é o mesmo. A partir deste Evangelho é que cada pessoa é transformada na sua essência e, por causa disso, seu visual exterior pode mudar, acompanhando a transformação do coração. E isso é lindo! É um testemunho maravilhoso!

Mas o contrário ou a situação forçada lembra outra coisa… Fariseus!

Não posso simplesmente e deliberadamente mudar minha condição por causa das pessoas ou do que elas vão pensar ou comparar em mim, pois quando Jesus me encontrou, ele me amou assim.

Então, não preciso mudar nada depois que Jesus me encontrou? Por causa dos homens não! Não deve! Mas persuadido por Deus e convencido de que mudar também por fora é resposta ao que Deus fez por dentro para te salvar, é preciso! Por amor a Deus e por caridade aos irmãos! Mas mudar só para “parecer”, Não! Chega de Fariseus!

Leia o trecho em I Cor 7,17-24

Na Bíblia CNBB página 1405-1406
Título: Aproveitar a condição atual

Ordens

I Cor 7, 17-24

Fora esse caso, continue cada um vivendo na condição que o Senhor lhe atribui e na qual Deus o chamou. Um já era circuncidado quando foi chamado? Que não disfarce a sua circuncisão. Outro era incircunciso ao ser chamado? Que não se faça circuncidar. Ser ou não circuncidado não tem importância alguma. O que importa é a observância dos mandamentos de Deus. Continue cada um na condição em que se achava quando foi chamado. Eras escravo quando foste chamado? Não te preocupes com isso. Se, também puderes tornar-te livre, vê o que é mais proveitoso. Pois quem era escravo, quando foi chamado no Senhor, é um liberto do Senhor. Do mesmo modo, quem era livre, quando foi chamado, é um escravo de Cristo. Realmente, fostes comprados! Não vos torneis pois, escravos de seres humanos. Irmãos, continue cada um diante de Deus na condição em que se achava quando foi chamado.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

A principal obra de Deus na minha vida acontece no mais profundo do meu ser. Meus avanços e minha evolução na caminhada para a santidade acontecem quando permito que a ação de Deus no meu interior realize na minha carne a vontade soberana de Deus.

Como posso pôr isso em prática?

Preciso rezar com o coração e no coração. O lugar na minha oração precisa ser cada vez mais profundo…