1ª Carta a Timóteo > Leitura #261

Permanece fiel ao teu chamado

Permanece fiel ao teu chamado, pois Deus mesmo tem planos para você. Muitos não perseveraram e naufragaram na fé, por desprezarem seu primeiro amor com Deus.

#261Permanece fiel ao teu chamado

Crédito : Aneese by GettyImages

“Por terem repudiado a boa consciência alguns naufragaram na fé.”

Combate o bom combate com fé e boa consciência. O que isso significa? Significa que só a fé não basta para vencer um bom combate, a consciência precisa ser boa também. Consciência essa que, para ser boa, precisa ser sóbria, sábia, equilibrada, paciente, justa, misericordiosa, contundente, firme, autêntica, fiel… Em uma palavra, precisa ter um caráter convertido.

E quem forma tudo isso na consciência do homem é a experiência de Deus que começa sim, com a fé, mas é alimentada, nutrida, fortificada pelo amor de Deus.

Amor que é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo.

São Tiago vai dizer que a fé sem obras é morta! Mas que obras? Sobretudo, a obra do meu relacionamento com Deus que me leva ao irmão. Sem essa intimidade real, a fé fica desorientada e se corrompe pelo pecado e a concupiscência do nosso coração. É onde as fábulas e lendas encontram espaço. A intimidade com Deus garante à fé um crescimento seguro, contínuo, que sustentará o cristão em sua caminhada, pois, em sua consciência, em seu caráter, o amor de Deus estará gravado e será a sua blindagem para a santidade.

Leia o trecho em I Tm 1, 18-20

Na Bíblia CNBB; página 1461.
Título: Recomendação a Timóteo.

Ordens

I Tm 1, 18-19

“Timóteo, meu filho, esta é a recomendação que te faço de acordo com as profecias proclamadas, outrora, a teu respeito: fortificado por elas, combate o nobre combate, com fé e boa consciência. Por terem repudiado a boa consciência, alguns naufragaram na fé.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Permanece na intimidade com Jesus. Tua fé precisa de referência!

Como posso pôr isso em prática?

Estar sempre aos pés de Jesus, debruçado sobre a Sua palavra, atento à Sua voz e disposto a obedece-Lo.