1ª Carta a Timóteo > Leitura #269

Reinflama o carisma que está em ti!

Reinflama o carisma que está em ti. É um dom de Deus e não será revogado, pois é autêntico! Perseverança é o que vai salvar os homens a serviço de Deus.

#269Reinflama o Carisma que está em ti

Crédito : aldomurillo by GettyImages

“Agindo assim, salvarás a ti mesmo e aos que te ouvem.”

A missão de Timóteo não é tão fácil assim, como parecia por ele ser discípulo de Paulo e um dos mais apreciados. Começam a aparecer as dificuldades; e Timóteo precisa permanecer firme em seu testemunho. Percebemos logo que a juventude dele é ocasião de descrédito por parte de alguns, mas São Paulo exorta que, no testemunho dele, a vivência coerente segundo a profecia a seu respeito e a permanência de Timóteo serão a sua carta de apresentação e a sua identidade missionária. Assim ele alcançará o respeito, apesar da pouca idade, afinal, ele foi ungido.

Sua autoridade está em seu testemunho, pelo modo de proceder, pela palavra, pela fé, pela castidade… Vendo o que vives, crerão no que dizes!

Assim também é conosco. O nosso testemunho nos precede! Se o testemunho é bom, nos precede o respeito, a admiração; se o testemunho é ruim, nos precede a repulsa, o julgamento… O que vamos escolher?

Principalmente para nós, jovens, o desafio da credibilidade permanece sobre nós e o meio de alcança-la é o mesmo! Não adianta falar, tem de ‘fazer’, tem de ‘ser’, do contrário minha juventude ficará marcada pela irresponsabilidade e imaturidade. Mas não precisa ser assim, e não queremos que seja assim. Com nossa vitalidade e ousadia podemos dar um testemunho novo na Igreja, se permanecermos nas palavras de Jesus e ensinarmos com nossa vida aos outros tantos que o que vivemos é para todos e que este testemunho é digno de ser copiado porque experimentamos a Deus de verdade.

Leia o trecho em I Tm 4, 12-16.

Na Bíblia CNBB; página 1466.

Título: Conselhos pessoais a Timóteo.

Promessa

I Tm 4,16b

“Agindo assim, salvarás a ti mesmo e aos que te ouvem.”

Ordens

I Tm 4, 12-16a

“Ninguém te menospreze por seres jovem. De tua parte procura ser para os que creem um exemplo, pela palavra, pelo modo de proceder, pelo amor, pela fé, pela castidade. Até que eu chegue ai, dedica-te a oração, ao estudo, ao ensino. Não te descuides do carisma que está em ti e que te foi dado mediante a uma profecia acompanhada da imposição das mãos dos presbíteros. Reflete bem nisto ocupa-te dessas coisas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Presta atenção quanto a ti e o que ensinas. Persevera nestas disposições e nestas práticas.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

As profecias de Deus em minha vida e o carisma que Ele me deu não podem morrer; e é minha responsabilidade cuidar para que o carisma frutifique.

Como posso colocar isso em prática?

Permanecendo na inspiração de Deus. Buscando dar sempre o exemplo com minha vida do evangelho que vivo.