Carta a Tito > Leitura #289

Os padres não são homens quaisquer

Os padres não são homens quaisquer. São escolhidos e eleitos de Deus, preparados para pastorear as ovelhas do Senhor e afugentar os lobos que espreitam para as atacar.

#289 Os padres não são homens quaisquer

Créditos: Arquivo/ cancaonova.com

“Eu te deixei em Creta para organizares o que ainda falta e constituíres presbíteros em casa cidade.”

Os padres são eleitos de Deus

As mesmas recomendações dadas a Timóteo, agora chegam a Tito. Cronologicamente, não estão assim tão distantes, pois o crescimento da Igreja pela evangelização de Paulo e seus companheiros, os primeiros bispos, acontece simultaneamente em muitos lugares.

De posse dessas orientações, Tito organiza a Igreja local com novos bispos, padres e diáconos, sempre na observância dos critérios utilizados na época para a escolha daqueles que fariam parte do clero local.

Dentre esses critérios, um em particular me chamou a atenção: apegado à palavra digna de fé segundo o ensinamento. Que palavra é essa? É o ensinamento da Igreja, o ensinamento do magistério. É a palavra digna de fé, que garante e autentica o que a Igreja ensina em toda a parte. Graças a Deus!

É isso que garante a fidelidade do Evangelho que é pregado e como a palavra de Deus deve ser interpretada e transmitida. É por causa dessa tradição e desse magistério que Paulo, sem dar esses nomes, escreveu todas as cartas pastorais. Dessa maneira, mesmo à distância, ele garantia a formação dos padres e da comunidade. Sua experiência no Judaísmo certamente favoreceu sua capacidade de transmitir os ensinamentos e procedimentos daqueles que receberiam a missão de perpetuar a fé da igreja.

Leia o trecho em Tt 1, 5-9

Na Bíblia CNBB; página 1470-1471.

Título: Organização eclesiástica.

Ordens

Tt1, 5-9

Eu te deixei em Creta para organizares o que ainda falta e constituíres presbíteros em casa cidade conforme as instruções que te dei a saber: o candidato seja isento de acusação, casado uma só vez, tenha filhos crentes que não se possa acusar de devassidão, nem sejam rebeldes. Pois é preciso que o bispo, como administrador de Deus, seja isento de acusação, não seja arrogante, nem colérico, nem dado ao vinho, nem violento, nem avarento; seja, pelo contrário, hospitaleiro, amigo do bem, prudente, justo, piedoso, disciplinado, apegado à palavra digna de fé segundo o ensinamento, a fim de ser capaz, tanto de exortar na sã doutrina, como de refutar os que a contradizem.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Essa é a orientação para os pastores, é o que se espera deles. Mas também das ovelhas, do povo, que devem seguir o exemplo dos pastores. Somos chamados para a mesma santidade.

Como posso pôr isso em prática?

Na busca sincera pela santidade de vida, pela oração e a dedicação à Palavra de Deus, seguindo os bons e verdadeiros exemplos de santidade.