Carta aos Filipenses > Leitura #225

Como luzeiros no mundo

Como luzeiros no mundo devemos ser, pois essa é a nossa vacação. E essa luz não vem de nós, mas de Deus. Nós, que aderimos a Deus, seremos iluminados por Ele.

Como luzeiros no mundo

Crédito:Proslgn/ Getty Images

“Na verdade, é Deus quem produz em vós tanto o querer quanto o fazer, conforme o seu agrado.”

A exortação de Paulo aos Filipenses segue seu rumo. Ele quer animar ainda mais uma comunidade, que tem sido motivo de grande alegria, eles(os filipenses) são como um selo para seu ministério. Por sua fidelidade e adesão ao Evangelho, os filipenses recebem as palavras de São Paulo, que os encoraja a ir adiante e a permanecer no caminho de Cristo com convicção e testemunho.

Muitos de nós recebemos uma exortação e ficamos chateados, porque, afinal de contas, estamos sendo fiéis e há anos temos contribuído com nosso serviço à Igreja.

Mas, como Paulo fez com os Filipenses, os pastores da Igreja também o fazem com aqueles que estão fieis em suas paróquias e comunidades: exortam! Exortam à fidelidade, a dar algo a mais, a sentir-se mais responsáveis… Eles bem sabem que há grande tentação sobre as ovelhas da igreja, mesmo aquelas gordas e saudáveis. E, para que ninguém se perca pelo caminho, muitas vezes, o pastor é obrigado a dar mais trabalho às ovelhas mais fortes do rebanho, para que todas as outras sejam beneficiadas.

Não fique triste se alguém podou você, isso aconteceu para que você produza mais, como Jesus ensinou no evangelho de São João 15. É para que produza mais fruto. Afinal de contas, quem pode se gloriar, já que é Deus quem produz o querer e o fazer conforme seu agrado em nós?

Leia o trecho em Fl 2, 12-18

Na bíblia CNBB; página 1445.

Título: O fruto do trabalho apostólico.

Ordens

Fl 2, 12.14-16.18

“Portanto, meus queridos, como sempre fostes obedientes, não só na minha presença, mas muito mais ainda na minha ausência, realizai a vossa salvação com temor e tremor.”

“Fazei tudo sem murmurar nem questionar, para que sejais irrepreensíveis e íntegros, filhos de Deus sem defeito, no meio de uma geração má e perversa, na qual brilhais como luzeiros no mundo, apegados firmemente à palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, terei a glória de não ter corrido em vão, nem trabalhado inutilmente.”

“Pelo mesmo motivo alegrai-vos, vós também e congratulai-vos comigo.”

Princípios eternos

Fl 2, 13

“Na verdade é Deus que produz em vós tanto o querer quanto o fazer, conforme o seu agrado.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Permanecer fiel é uma graça e uma obrigação. Fui chamado para isso e minha vida deve servir de exemplo para os meus irmãos.

Como posso colocar isso em prática?

Nas pequenas coisas, a começar da minha vida de oração, eu preciso ser fiel.