Carta aos Filipenses > Leitura #226

O exemplo de quem se expõe pelo Evangelho

O exemplo de quem se expõe pelo Evangelho marca a vida dos cristãos de modo particular, pois maior amor demonstra quem mais a vida expõe pelo Evangelho.

O exemplo de quem se expõe pelo evangelho

Créditos: MaksymGolovinov / Getty Images

“Aliás, tenho a convicção no Senhor de que eu também irei, em breve, até vós.”

São Paulo envia dois dos seus discípulos com um misto de alegria a dor. Alegria por ter ao seu lado um Timóteo, homem confiável e que com ele abraçou a vocação consagrando toda a vida ao anúncio do Evangelho; e homem como Epafrodito, que serviu ao ministério de Paulo em nome de toda uma comunidade com tamanha entrega que, na saúde debilitada, quase morreu por causa do serviço do Evangelho, por pouco uma doença não o levou. Mas o que está por trás de tudo isso?

O amor!

O amor de Paulo por aqueles com os quais ele construiu uma história, anunciou o Evangelho cujo zelo pastoral não permite outra coisa senão realizar sua missão até o fim. A lealdade e a fidelidade de seus companheiros o reconforta, mas, acima de tudo, a esperança de ele mesmo rever a comunidade que fundou lhe confere um novo ânimo.

Leia o trecho em Fl 2,19-3,1

na Bíblia CNBB, página 1445-1446

Título: Envio de Timóteo e Epafrodito

Ordens

Fl 2,29-3;1

“Recebei-o no Senhor com muita alegria, e tende em grande estima, pessoas como ele. Pois pela causa de Cristo, ele esteve bem perto da morte, arriscando a própria vida para me atender em vosso lugar. No mais, meus irmãos, alegrai-vos no Senhor!”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

É necessário valorizar e estimar os cristãos que nos são caros por sua vida exemplar.

Como pôr isso em prática?

Na luta diária, mudar um pouco de cada vez.