O justo viverá pela fé, por sua fidelidade, por crer naquele que o torna justo, que o justifica. Sua justiça não vem das obras, mas da fé em Deus.
“Nele se revela a justiça de Deus que vem pela fé e conduz à fé, como está escrito: o justo viverá pela fé.”
Paulo introduz para os romanos o tema central da sua carta: a fé em Jesus Cristo que leva à justificação. O Evangelho é revelado por Deus, que atualiza a lei e purifica a fé, levando a uma nova compreensão da revelação feita nas Escrituras, já na luz do Evangelho de nosso Senhor.
Paulo nos levará ao entendimento preciso da lei sem desprezá-la, e, no entanto, revelando que a lei antiga foi útil até a chegada de Cristo que inaugura a nova aliança, e uma lei perfeita, já que ele mesmo, que é Deus, veio nos revelar ao passo que a lei antiga teve um intermediário: Moisés.
Leia o trecho em Rm 1,16-17
Na Bíblia CNBB, página 1383
Título: Tema da carta: a justificação pela fé.
Promessa
Rm 1,17b
“O justo viverá pela fé.”
Princípios eternos
Rm 1,16-17
“Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é a força salvadora de Deus para todo aquele que crê, primeiro para o judeu, mas também para o grego. Nele se revela a justiça de Deus que vem pela fé, e conduz à fé, como está escrito: o justo viverá pela fé.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
O justo viverá por sua fidelidade e pela fé.
Como posso pôr isso em prática?
Alimentar a minha fé e crença pela oração e dependência de Deus. Eu sei que Ele me ama, por isso me entrego a Ele e me abandono em Suas mãos.