Carta aos Romanos > Leitura #537

O mistério da morte e ressurreição

O mistério da morte e ressurreição tem sua centralidade em Jesus Cristo. O cristão é aquele que morreu para o mundo, sua vocação é viver para Deus.

#536 O mistério da morte e ressurreição

Créditos: Wesley Almeida / cancaonova.com

“Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas e aquele que vive, vive para Deus.”

Isso mesmo! O cristão é alguém que já morreu, pois foi batizado na morte de Cristo e, sendo assim, aguarda uma ressurreição como a de Cristo. Pelo batismo, já experimentamos, na alma, a graça da morte e ressurreição.

Morremos para o pecado enquanto somos perdoados do pecado original, e ressuscitamos numa vida nova, voltada para Deus que nos ama e ensina a amar como Ele, enquanto aguardamos a ressurreição dos mortos, semelhante a de Jesus, pela que temos n’Ele.

Mas já numa vida nova, em Sua graça, experimentamos a ressurreição, o céu que se apresenta em nossos corações pela presença de Jesus que em nós fez a Sua morada, Seu templo.

E se já morremos com Cristo, cremos que também viveremos com Ele. Assim, vós também considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus no Cristo Jesus.

Leia o trecho em Rm 6,1-11

Na Bíblia CNBB, página 1387

Título: Morte e vida com Cristo

Promessa

Rm 6,5.8

Pois, se fomos, de certo modo, identificados a ele por uma morte semelhante a sua, seremos semelhantes a ele também pela ressurreição.”

E, se já morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele.”

Princípios Eternos

Rm 6,2-4.6-7.9-11

Nós que já morremos para o pecado, como vamos continuar vivendo nele? Acaso ignorais que todos nós batizados no Cristo Jesus, é na sua morte que fomos batizados? Pelo batismo fomos sepultados com ele na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dos mortos pela ação gloriosa do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova.”

Sabemos que o nosso homem velho foi crucificado com Cristo para que seja destruído o corpo sujeito ao pecado. Pois aquele que morreu esta livre do pecado.”

Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais. A morte não tem mais poder sobre ele. Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas, e aquele que vive, vive para Deus. Assim, vós também considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, no Cristo Jesus.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Assim, vós também considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, no Cristo Jesus.”

Como posso pôr isso em prática?

Se, portanto ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto…” Cl 3, 1

É buscando o que é de Deus, o que agrada a Deus, o que vem de Deus que realizarei a vontade d’Ele e viverei para Ele.