Este encontro entre Jesus e a mulher samaritana é um dos mais lindos da Bíblia. Teremos a mesma sorte se bebermos a mesma água.
“Dá-me de beber.”
Jesus está cansado da viagem e tem sede… Mas é curioso que o evangelho não relata que a mulher tenha dado água para Jesus! Mas Jesus deu de sua água para ela, e mudou sua vida… Revolucionariamente. E a partir de uma mulher, toda uma cidade foi atingida pela ação salvadora de Jesus.
Uma água assim não se encontra em qualquer lugar. Por isso, para o sentido da nossa própria existência é que Jesus nos dá de beber. Quem aceita, tem a vida.
Mas se nos fecharmos em nosso próprio posso, passaremos sede sempre. O posso é fundo, e para tentar saciar-se, precisa ir mais fundo. Tantas coisas têm nos levado ao fundo do poço, não é verdade? Como tirar água de lá? E o sol do meio-dia castigando-nos com um calor terrível! Mas é justamente nessa hora da vida que escondemos a nossa sede dos outros, é a hora em que ninguém quer estar perto de nós, exceto Jesus!
A sede d’Ele é da nossa vida, da nossa verdade, ainda que Ele já a conheça! Mas para Deus não basta conhecer nossa verdade, Ele quer, Ele deseja revelar-se a nós em Seu amor, mostrar o quanto se importa e nos ama.
Por mais que busquemos amor nas pessoas e coisas, jamais alguém nos amará como Jesus. A Samaritana pode testemunhar isso em suas andanças.
É para sermos adoradores em espírito e verdade que Jesus nos prepara, pois é exatamente esses que o Pai procura.
Leia o trecho em Jo 4,1-26
Na bíblia CNBB, página 1314-1315
Título: Jesus na Samaria. A samaritana
Promessas
Jo 4,10
“Respondeu Jesus: Se conhecêsseis o dom de Deus e quem é que te diz dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.”
Jo 4,13-14
“Jesus respondeu: todo aquele que beber desta água, terá cede de nono, mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte que jorrarão para a vida eterna.”
Jo 4,21-23
“Jesus lhe respondeu: Mulher, acredita-me: vem a hora em que nem nesta montanha, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a Salvação vem dos Judeus. Mas vem a hora e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em Espírito e verdade. Esses são os adoradores que o Pai procura.”
Ordens
Jo 4,16
“Ele lhe disse: vai chamar o teu marido e volta aqui.”
Princípios Eternos
“Deus é Espírito e os que O adoram devem adorá-Lo em espírito e verdade. A mulher disse-lhe: ‘Eu sei que virá o Messias (isto é, o Cristo). Quando Ele vier, nos fará conhecer todas as coisas’. Jesus lhe disse: ‘Sou eu que estou falando contigo’.
Mensagem de Deus para min?
Há uma água que é fonte a jorrar para a vida eterna.
Como posso colocar em prática?
Pedindo a Jesus, como ele ensinou à Samaritana.