Evangelho de São João > Leitura #29

Jesus e a samaritana

Este encontro entre Jesus e a mulher samaritana é um dos mais lindos da Bíblia. Teremos a mesma sorte, se bebermos a mesma água.

creditos-allanswart by Getty Images

Dá-me de beber.”

Jesus está cansado da viagem e tem sede… Mas é curioso que o evangelho não relata que a mulher tenha dado água para Jesus! Mas Jesus deu de sua água para ela, e mudou sua vida… Revolucionariamente. E a partir de uma mulher, toda uma cidade foi atingida pela ação salvadora de Jesus.

Uma água assim não se encontra em qualquer lugar. Por isso, para o sentido da nossa própria existência é que Jesus nos dá de beber. Quem aceita, tem a vida.

Mas se nos fecharmos em nosso próprio posso, passaremos sede sempre. O posso é fundo e para tentar saciar-se, precisa ir mais fundo… Tantas coisas têm nos levado ao fundo do poço não é verdade? Como tirar água de lá? E o sol do meio dia castigando-nos com um calor terrível? Mas é justamente nessa hora da vida que escondemos a nossa sede dos outros, é a hora em que ninguém quer estar perto de nós, exceto Jesus!

A sede dele é da nossa vida, da nossa verdade, ainda que ele já conheça! Mas para Deus, não basta conhecer nossa verdade, ele quer, ele deseja revelar-se a nós em seu amor, mostrar o quanto se importa e nos ama.

Por mais que busquemos amor nas pessoas e coisas, jamais alguém nos amará como Jesus. A Samaritana pode testemunhar isso em suas andanças.

É para sermos adoradores em espírito e verdade que Jesus nos prepara, pois é exatamente esses que o Pai procura.

Leia o trecho em Jo 4, 1-26

Na bíblia cnbb página 1314-1315

Título: Jesus na Samaria. A samaritana

Promessas

Jo 4, 10

Respondeu Jesus: ‘Se conhecêsseis o dom de Deus e quem é que te diz dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria água viva.

Jo 4, 13-14

Jesus respondeu: todo aquele que beber desta água, terá cede de nono, mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte que jorrarão para a vida eterna.”

Jo 4, 21-23

Jesus lhe respondeu: Mulher, acredita-me: vem a hora em que nem nesta montanha, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos pois a Salvação vem dos Judeus. Mas vem a hora e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em Espírito e verdade. Esses são os adoradores que o Pai procura.”

Ordens

Jo 4, 16

Ele lhe disse: vai chamar o teu marido e volta aqui.”

Princípios Eternos

Deus é Espírito e os que o adoram devem adorá-lo, em espírito e verdade. A mulher disse-lhe: eu sei que virá messias (isto é, o cristo), quando ele vier, nos fará conhecer todas as coisas. Jesus lhe disse: sou eu que estou falando contigo.

Mensagem de Deus para min?

Há uma água que é fonte a jorrar para a vida eterna.

Como posso colocar em prática?

Pedindo a Jesus, como ele ensinou à Samaritana.