Alegrias e tristezas são anunciadas por Jesus a Seus discípulos; para quem não crê, parece uma loucura existencial e utópica, mas para quem crê é salvação.
“Felizes vós os pobres, porque vosso é o Reino de Deus.”
É o começo do Sermão da Montanha narrado por Lucas, é bem-aventurado quem padece, aqui, nesta Terra, crendo e esperando em Deus, pois a sua sorte mudará. Aqui, de modo particular, Jesus compara o rico ao pobre.
Quem é pobre neste mundo e está sofrendo por sua condição receberá a graça e a consolação de Deus, ao passo que o rico que esbanja e não olha o pobre já recebeu sua recompensa e nada terá para receber das mãos de Deus.
Por isso Jesus diz a uns: Felizes! E a outros: Ai de vós!
Cuidemos da nossa vida e do nosso proceder para não entrarmos nos ‘ais’ que Jesus está falando. Não é o seu dinheiro que o condenará, mas como você o usa ou se deixa usar por ele.
Leia o trecho em Lc 6,20-26
Na Bíblia CNBB, página 1277-1278
Título: Bem-aventuranças e ‘ais’.
Promessas
Lc 6,20-23.25-26
“Felizes vós que agora passais fome porque sereis saciados. Felizes vós que agora estais chorando porque haveis de rir. Felizes sereis quando os homens vos odiarem, expulsarem, insultarem, amaldiçoarem o vosso nome por causa do Filho do homem. Alegrai-vos neste dia e exultai, porque será grande a vossa recompensa no céu, pois era assim que os seus antepassados tratavam os profetas.”
“Ai de vós que agora estais rindo porque ficareis de luto e chorareis! Ai de vós quando todos falarem bem de vós pois era assim que seus antepassados tratavam os falsos profetas.”
Princípios Eternos
Lc 6, 20b.24
“Felizes vós, os pobres porque vosso é o Reino de Deus.”
“Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Eu preciso entrar na graça das bem-aventuranças
Como posso pôr isso em prática?
Buscar a humildade de escutar a Palavra de Deus.