Evangelho de São Lucas > Leitura #297

O sim que mudou o mundo

O sim que mudou o mundo veio dos lábios de uma mulher. A humilde serva do Senhor aceitou a missão mais importante de toda humanidade: ser mãe do Salvador.

#297O sim que mudou o mundo

Créditos: sedmak by Getty Images

“Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

O Nascimento de Jesus deveria mesmo ser incomum, e tudo começou na encarnação, no sim da “serva do Senhor”, no sim de Maria! Faça-se em mim segundo a tua palavra, é uma declaração de fé e adesão a Deus que mudou o mundo para sempre. Começando pelo mundo de Maria, que estava prometida em casamento a José, mas ainda não moravam juntos. Ela era virgem, e agora estava grávida pela ação de Deus. Como explicar isso a José? Se não fosse o anjo lhe aparecer em sonho…

Mas foi um sonho e não uma visão ou um encontro como Maria teve.

Mas José acreditou, foi suficiente para ele! Que lindo o sim de José, tão importante quanto o de Maria, pois ela poderia morrer se denunciada.

E Jesus, o Filho de Deus, ficaria sem pai na terra se José fosse embora?

Que testemunho seria sua encarnação numa família incompleta para uma sociedade que vivia sob a lei de Deus que tanta importância dava à família e à descendência?

Não são poucas nem simples as consequências do sim de Maria; de fato, o mundo mudou.

Se não tivermos medo, como Maria, seremos capazes de dar o nosso sim de hoje e para sempre a Deus, que sempre tem um plano de amor para nós, ainda que nos seja impossível.

Leia o trecho em Lc 1,26-38

Na Bíblia CNBB, página 1269

Título: Anúncio do nascimento de Jesus

Promessas

Lc 1,31-33.35

“Conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus; Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim.”

“O anjo respondeu: O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo de cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, filho de Deus.”

Ordens

Lc 1,30a

“O anjo, então, disse: não tenhas medo, Maria!”

Princípios eternos

Lc 1, 28.30b.37

“O anjo entrou onde ela estava e disse: alegra-te cheia de graça. O Senhor está contigo.”

“Encontraste graça junto a Deus.”

“Pois para Deus, nada é impossível.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Ainda que a vontade de Deus seja para mim grande demais, não temerei, pois Maria não poderia ter desafio maior e, no entanto, aceitou a vontade de Deus!

Como posso pôr isso em prática?

Apegando-me a virgem Maria para aprender dela o que significa o sim a Deus!