Evangelho de São Marcos > Leitura #152

O caminho para a ressurreição

crédito – Arthit_Longwilai

Jesus ia à frente; e eles, assombrados, seguiam com medo.”

O caminho para a ressurreição é a cruz. A cruz é assustadora e vem acompanhada de açoites e humilhações. Mas Jesus ensinará a vencê-la.

Medo de quê? De morrer! Jesus era hostilizado em toda parte pelos Judeus; e Jerusalém era, sem dúvida, o pior lugar para se estar, sobretudo nesta época de festas, em que havia grande concentração dos Judeus por lá.

São João narra que Jesus vai a uma festa das tendas, mesmo depois de ameaçado, na qual os Judeus duvidam que Ele teria coragem de aparecer. E Jesus não só aparece lá, como prega! Desafia! Pois bem… Agora, está na caminhada rumo a Jerusalém, no entanto, será definitiva.

E Jesus, percebendo que o medo tomava conta dos corações dos Seus discípulos, e apesar de tê-los exortado outras vezes sobre Sua entrega no plano de Deus, novamente o faz de forma clara. Será que nós entendemos prontamente que nosso caminho como filhos amados de Deus não terminará seu curso sem a cruz?

Afinal, quem quiser seguir Jesus, toma a própria cruz e siga-Me. O medo toma conta do nosso coração por uns instantes, mas logo vem a graça de Deus para nos fortalecer e encarar todas as dificuldades na alegria do Senhor.

Leia o trecho em Marcos 10,32-34.

Na Bíblia CNBB; página 1256.

Título: Terceiro anúncio da Paixão.

Promessas

Marcos 10,33-34:

Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte e os entregarão aos pagãos. Vão zombar d’Ele, cuspir n’Ele, açoita-Lo e matá-Lo, mas, três dias depois, Ele ressuscitará ao terceiro dia…

Qual é a mensagem de Deus para o mim hoje?

Jamais posso esquecer que meu caminho para a salvação é a Cruz.

Como posso colocar isso em prática?

Na aceitação das situações de cruz, na reza do terço do abandono e da ladainha da humildade, que são minhas orações devocionais.