Evangelho de São Marcos > Leitura #151

Somos chamados a ir além do não ao pecado

Somos chamados a ir além do não ao pecado e a buscar a santidade de vida. Deixar para trás a vida mundana é o começo, mas Deus quer mais.

créditos – CherylCasey

 

Vai e vende tudo o que tens.”

O episódio do jovem rico no Evangelho não é uma parábola, é bem real e atual, pois muitos de nós “bonzinhos” temos nos comportado bem, evitando o pecado ou, pelo menos, os pecados mais graves e escandalosos que Jesus enumera para aquele rico.

Jesus, contudo, fixa o Seu olhar no rapaz, ama-O e chama-O à santidade e a um seguimento verdadeiramente despojado de si mesmo; para começar, pede a renúncia das suas riquezas para o bem dos pobres. Onde foi parar aquele rapaz empolgado com Jesus, cheio de boas intenções e capaz até de resistir ao pecado?

Muitos de nós temos dificuldade de crer na Divina Providência, por isso nos decepcionamos quando Deus nos pede algo além do que já fizemos, um passo além do que já temos dado. Mas há uma promessa, e ela se cumprirá sobre todos aqueles que viverem sua entrega a Jesus: o cêntuplo!

Leia o trecho em Marcos 10,17-31.

Na Bíblia CNBB, página 1256.

Título: O rico querendo seguir Jesus

Promessas

Marcos 10, 29-31.

Em verdade, vos digo: Todo aquele que deixa casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos, por causa de mim e do meu Evangelho, recebe cem vezes mais agora durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições e no mundo futuro a vida eterna. Muitos, porém, que são primeiros, serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros.”

Ordens

Marcos 10, 19:

Conheces os mandamentos: não cometerás homicídio, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho e não prejudicarás ninguém, honra teu pai e tua mãe.”

Marcos 10,21:

Jesus, fitando-o com amor, lhe disse: Só te falta uma coisa: vai, vende tudo o que tens dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”

Princípios eternos

Marcos 10,23

“Como é difícil para os que possuem riquezas entrar no reino dos Deus.”

Marcos 10,24b-25:

Filhos como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus!”

Marcos 10,27:

Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível!”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

O Senhor quer de mim mais do que o cumprimento das leis, ele quer o meu coração e minha vida toda inteira. Para isso preciso ser pobre, sem qualquer apego nesta terra, senão Jesus.

Como posso colocar isso em prática?

Não posso me despojar de todas as coisas se não amar mais a Jesus do que elas… O amor de Jesus é a resposta, ele me fará trocar tudo para permanecer só em Deus e, assim, segui-Lo na liberdade de quem é verdadeiramente filho amado.