Evangelho de São Mateus > Leitura #650

As coisas de Deus em mente

Para agir segundo a vontade de Deus, é preciso ter as coisas d’Ele em mente. Se o que temos em mente não é de Deus, cedo ou tarde vamos questionar nossa fé.

 As coisas de Deus em mente

Créditos: doidam10 / GettyImagens

Vai para trás de mim, Satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens.

Para ter em mente as coisas de Deus, é preciso alimentar-se das coisas d’Ele, da Sua Palavra.

É estranho imaginar que Pedro tenha mudado tão rapidamente, de alguém que faz uma profissão de fé linda, a alguém que se torna tentação para Jesus, que o chama de satanás.

Isso prova o que Jesus havia dito a seu respeito pouco antes… que não foi a carne nem o sangue que o haviam revelado quem Ele é, mas o Pai do céu. Mas, agora, Pedro era usado por satanás para tentar Jesus, porque seus pensamentos não eram os de Deus, mas sim dos homens. Ele não havia compreendido ainda o plano do Pai para salvar a humanidade e, apesar de Jesus avisar, nenhum discípulo acreditava, de fato, naquela realidade. A ideia de que Jesus seria morto era inconcebível, daí a reação de Pedro. Tudo que se esperava do Messias era libertação e uma libertação completa de todo o povo de Deus. Isso incluía, é claro, a libertação do Império Romano.

Mas o que Deus tem em mente supera o que os homens têm em mente. E Jesus foi crucificado e ressuscitou ao terceiro dia! Esse era o plano de Deus para nossa salvação.

Hoje, a minha fé não pode ser contaminada por pensamentos humanos mundanos. Preciso combater esses pensamentos que esvaziam o Evangelho e enfraquecem a fé. Assim, estarei, de fato, nas mãos de Deus como Jesus. Ele confiava plenamente no Pai e não foi decepcionado, ainda que numa aparente derrota diante dos homens. Se eu alimentar minha fé com a Palavra de Deus, terei os pensamentos dele. Terei em mente as coisas de Deus, mesmo sendo homem. Isso fará de mim um homem de Deus.

Para muitos, isso é perda de tempo, desperdício de vida! Mas para Deus é exatamente o contrário! É por isso mesmo que devemos ter as coisas de Deus em mente.

Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará.”

Leia o trecho em Mt 16,21-28

Na Bíblia CNBB, página 1222

Título: Primeiro anúncio da Paixão

Promessas

Mt 16,25.27-28

Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará.”

Pois o Filho do homem virá com a glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. Em verdade, vos digo: alguns dos que estão aqui não provarão a morte sem antes terem vindo o filho do homem vindo com seu Reino.”

Ordens

Mt 16,23

Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim as dos homens.”

Princípios Eternos

Mt 16, 25-26

Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. De fato, que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou o que alguém poderá dar em troca da própria vida?”

Anote, no seu diário, a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Se eu alimentar minha fé com a Palavra de Deus, terei os pensamentos d’Ele. Terei em mente as coisas de Deus, mesmo sendo homem. Isso fará de mim um homem de Deus.

Como posso pôr isso em prática?
Fidelidade e empenho na leitura e no estudo da Palavra de Deus e escuta da pregação da Igreja.